O WP Total é um blog focado exclusivamente em WordPress. Por causa disso, é lógico dizer que valorizamos os pontos positivos do CMS. Mas e quanto aos pontos negativos? Vamos falar deles abertamente nesse conteúdo. Nele, mostraremos as vantagens e desvantagens do WordPress. Um tema que muitos produtores de conteúdo evitam falar.
Antes, pedimos que comente a sua opinião logo após a leitura do conteúdo. Afinal de contas, o que vamos falar aqui pode ser considerado polêmico e queremos saber a sua impressão sobre o assunto, certo?
O que é o WordPress?
O WordPress é a plataforma de criação de sites e blogs mais popular de toda a internet. Ele é mantido por centenas de programadores ao redor do mundo que, por meio do código aberto, melhoram suas funcionalidades e o tornam cada vez mais acessível às pessoas.
Ele é um CMS, sigla para Content Management System, ou Sistema de gestão de conteúdo, uma espécie de plataforma para gerenciar páginas, posts, comentários e diversos outros tipos de atributos relacionados a sites na internet.
A ideia de uso do WordPress é bem simples:
- O usuário contrata a Hostinger como hospedagem para o site (ou outra empresa de sua preferência, sendo que Hostinger é a melhor delas atualmente).
- O WordPress é instalado nessa empresa de hospedagem.
- O site fica acessível para toda a internet após configurado.
O grande trunfo do WordPress, como falaremos nas vantagens, é a flexibilidade de te permitir ter um blog simples ou até mesmo uma loja complexa em poucos minutos. Porém, toda essa gama de vantagens vem com desvantagens ocultas ignoradas por vários usuários. Fique tranquilo que falaremos sobre elas.
Por que fazer uma lista de prós e contras do WordPress?
Fizemos uma lista de vantagens e desvantagens do WordPress porque ele é maravilhoso. Mas muitos acabam se deixando levar por opiniões formadas previamente e esquecem de ver o lado negativo dele, algo notado, muitas vezes, apenas por iniciantes, pelo fato deles estarem descobrindo todo o sistema do completo zero.
Dessa forma, a lista de prós e contras pode servir de um guia para indicar o que as pessoas devem esperar do WordPress, sejam as coisas boas ou negativas.
Ainda assim, indicamos claramente que o WordPress seja utilizado, instalado e divulgado. Acreditamos no potencial dele de forma sólida e até sabemos haver outras opções, mas todas relativamente muito mais caras ou difíceis de usar.
Vantagens e desvantagens do WordPress: pontos positivos
1. O WordPress é totalmente gratuito
Por seguir a filosofia do código aberto, em que o código-fonte de uma aplicação é distribuída gratuitamente para todas as pessoas que quiserem acesso, o WordPress é totalmente de graça. Isso quer dizer que, ao realizar o download, você pode fazer o que quiser, inclusive alterá-lo.
Isso o coloca em posição de superioridade se o compararmos com seus principais concorrentes como Wix, Ghost, dentre outros.
2. O WordPress funciona com qualquer empresa de hospedagem
O WordPress funciona com toda empresa de hospedagem que suporta a execução de HTML, CSS, PHP e Javascript, correspondendo a cerca de 99% das empresas comerciais desse nicho.
No entanto, isso não significa que deva contratar a primeira empresa de hospedagem que encontrar pela frente. Afinal de contas, a escolha do provedor de hospedagem impacta diretamente no desempenho do site.
Em outras palavras, se escolher a hospedagem WordPress errada, seu site será muito lento. Se escolher a hospedagem certa, seu site será muito rápido.
Qual a hospedagem certa? A Hostinger, já indicamos ela aqui diversas vezes. Por que? Porque é a melhor da atualidade, como já dissemos, e é a que utilizamos em todos os sites da rede WP Total.
3. O WordPress permite criar qualquer tipo de site
Como já citado anteriormente, uma das maiores vantagens do WordPress é poder usá-lo para construir literalmente qualquer tipo de site.
- Quer um blog pessoal?
- Quer criar uma rede social?
- Quer criar uma central de cadastros de clientes?
Tudo isso é possível, desde que saiba os plugins e temas corretos para esses objetivos. Dessa forma, o céu se torna o limite, graças a escalabilidade impressionante do WordPress.
No entanto, para colocar todas essas ideias em prática é necessário, inicialmente, dominar o uso da plataforma. Algo que não é difícil, mas exige um tempo considerável de aprendizado ou um alto consumo de tutoriais, como os que publicamos aqui.
4. Para qualquer problema, existe uma solução em forma de plugin
Independente do que deseje fazer no WordPress, alguém já pensou em uma solução via plugin. Por exemplo, caso queira exibir mensagens no topo do seu blog, há o TopBar Call to Action. Se quiser duplicar uma página, há o Duplicate Page e, por último, se pensa em criar uma página de “em breve”, existe o LightStart – Maintenance Mode, Coming Soon and Landing Page Builder.
Como o WordPress é uma plataforma de código aberto, há diversas empresas e programadores investindo arduamente em oferecer soluções, gratuitas em maioria, que podem tornar seu site ainda mais completo.
Sem falar no grande mercado de plugins profissionais dentro da plataforma, que possibilita as pessoas viverem de suas soluções de forma honesta, simples e prática.
5. Tudo o que é feito no WordPress, funciona em todos os tipos de tela
Já faz alguns anos que a responsividade se tornou padrão na internet e, com certeza, no WordPress também. Sendo assim, todo tema e plugin possui funcionalidades que o tornam adaptável às diferentes telas de forma nativa.
Qual a vantagem disso? Não precisar se preocupar se todos os seus visitantes estão tendo uma boa experiência com seu site em dispositivos menores, como smartphones. Afinal de contas, muitos dos temas desenvolvidos são pensados previamente para telefones e só depois adaptados para a visão desktop.
Esse tipo de abordagem se chama mobile-first e tem se tornado uma prática padrão dentro do universo de UI e UX design, a primeira se refere a interface de usuário (user interface) e a última se refere à experiência do usuário (user experience).
Vantagens e desvantagens do WordPress: pontos negativos
1. Confusão sobre o WordPress.org e WordPress.com
Um dos maiores desafios ao apresentar o WordPress para usuários iniciantes é explicar a diferença de WordPress.org para WordPress.com. Como são dois tipos diferentes de CMS e acabam sendo extremamente similares, aqui vai um pequeno resumo sobre os dois.
O WordPress.org é o WordPress que pode ser instalado em qualquer hospedagem ou computador. Ele é criado por uma comunidade sem fins lucrativos, que já falamos sobre código aberto. Por ser hospedado, o WordPress é seu e se tem uma experiência sem limitações com ele nessa forma.
Já o WordPress.com é uma empresa, que logicamente tem fins lucrativos, que oferece uma “forma mais fácil” de utilizar o WordPress. A própria companhia simplifica e otimiza muito a configuração e manutenção do seu site. Porém, essa facilidade te limita em relação ao que pode fazer no seu site.
2. É necessário utilizar plugins para a maioria das funções
Embora a quantidade massiva de plugins seja uma vantagem considerável, o WordPress acaba se tornando muito dependente deles e tendo poucas opções nativas. O problema dos plugins, nesse caso, é que a quantidade deles afeta diretamente o desempenho do seu site, muitas vezes te fazendo perder visitantes, cliques e até mesmo dinheiro.
Claro, há plugins de cache que também resolvem parcialmente esse problema, mas há toda uma questão de planejamento sobre o que instalar, para poupar o seu site de instabilidade.
Para usuários mais experientes, isso não chega a ser um problema. Mas para iniciantes, até pegar a “manha” de lidar com a quantidade de plugins, se leva um tempo considerável de aprendizado.
3. Personalizações avançadas só são possíveis com um programador
O WordPress é extremamente customizável, sem nenhuma dúvida. Entretanto, para alterações mais avançadas, é necessário contratar alguém ou aprender CSS por conta própria. Adiantamos que não é difícil e nem chega a ser uma linguagem de programação para a maioria dos profissionais da área, por ser mais de “estilização” que de algoritmo.
Ainda assim, para pessoas mais exigentes, a personalização padrão (e elevada) do WordPress pode não ser o suficiente. E tudo bem. Há uma série de profissionais gabaritados que conseguem desenvolver temas com maestria. Porém, há um custo para isso que deve ser considerado, ainda mais se quiser algo, de fato, exclusivo para suas páginas.
4. Alta necessidade de atualização
O WordPress é um programa que pode ser instalado em servidores. Por isso, necessita de atualizações para estar devidamente seguro e otimizado. Porém, seus plugins e temas precisam de atualizações também. Isso resulta numa grande logística para manter tudo em sua versão mais atual.
Há as famosas “instalações automáticas”, mas ainda assim elas podem ocasionar erros de incompatibilidade ou até mesmo tirar o site do ar, sem falar que, dependendo da forma com que as personalizações foram feitas, seu site pode acabar sobrescrevendo elas e fazendo perder o seu trabalho anterior.
Um erro muito grave e não tão raro assim de acontecer com as atualizações é o WordPress ficar travado em modo manutenção. Por isso, é necessário tomar bastante cuidado.
5. O WordPress é seu (e isso pode ser um problema)
Como já dito nesse conteúdo, o WordPress não pertence a ninguém, seja um software de código aberto. Com isso, a sua instalação dele é totalmente sua. Por um lado, isso é algo ótimo, já que pode personalizar da maneira que achar necessário e tem total controle dos arquivos lá hospedados.
Por outro lado, pelo fato do WordPress ser seu, é sua responsabilidade cuidar da segurança, backups, atualizações, configurações, resposta a comentários, proteção a SPAM, personalização e demais outras tarefas recorrentes que o CMS exige.
Sendo assim, é necessário dedicar parte da sua rotina para cuidar desses assuntos, que inicialmente podem parecer desafiadores, mas que se pegam a prática rapidamente.
6. Pode ficar muito caro de manter (se escolher a hospedagem errada) - Bônus
Eu sei que falamos demais em hospedagens aqui no WP Total. Não fazemos isso à toa. Porque você pode instalar centenas de plugins e temas diferentes, realizar as alterações que desejar, controlar cada linha de código do WordPress, mas sem uma hospedagem correta, nada disso vale realmente a pena.
É como se estivesse tentando estilizar um carro esportivo, comprando rodas, vidros, aerofólios, mas com um motor fraco que não garantiria o poder que ele realmente merece.
A hospedagem de um site é a casa dele, é onde seus arquivos ficarão hospedados, por isso, é essencial escolher uma que acelere o carregamento das suas páginas de forma nativa e que libere esses arquivos de forma instantânea para seus visitantes. Qual a melhor hospedagem da atualidade?
Sem sombra de dúvidas, a Hostinger. Nós estamos sempre avaliando quais as maiores empresas do segmento e que oferecem o melhor custo benefício. A HostGator está em primeiro entre elas, e de acordo com as decisões tomadas pelo provedor de hospedagem, será muito difícil outra superá-la no futuro.
Para se ter ideia, nessa época do ano, ela está com planos a partir de R$10,99 (mensal) e com 3 meses grátis.
Pegue o seu cupom de desconto da Hostinger agora mesmo.
Conclusão: vantagens e desvantagens do WordPress
Nesse artigo, listamos as vantagens e desvantagens do WordPress. Falamos os pontos positivos que fizeram a plataforma ser o que é hoje, mas também falamos dos pontos negativos, que muitos ignoram e acabam se surpreendendo ao utilizar o CMS.
Esperamos que o conteúdo tenha te feito refletir e, de verdade, tenha te feito gostar ainda mais do WordPress. Porque essas desvantagens são contornáveis e se consegue ter um ambiente seguro, atualizado e otimizado para seu site funcionar da melhor forma possível.
Lembre-se de deixar sua opinião nos comentários.
Muito obrigado por ler até aqui. Um forte abraço e até o próximo conteúdo.