O protocolo SMTP é responsável pelo envio de e-mails e estabelece regras de comunicação entre servidores para garantir que a mensagem chegue ao destinatário.
O protocolo padrão de comunicação da internet, SMTP, é composto por um cliente (agente de usuário) e um servidor (agente de transferência de correio) parecido com uma agência de correios mesmo.
Enquanto o agente do usuário prepara a mensagem e cria o envelope, o agente de transferência de correio (MTA) transfere a correspondência pela internet.
O protocolo SMTP é utilizado para enviar e-mails e ainda é amplamente utilizado, mesmo em sistemas que possuem seus próprios protocolos, como o Gmail. Nesse material completo apresentaremos informações sobre o funcionamento e a utilidade desse protocolo.
Adiantamos que a linguagem utilizada será a mais simples possível, evitando muitos termos técnicos desnecessários.
O que é protocolo SMTP?
O Protocolo Simples de Transferência de Correio, também conhecido como SMTP (do inglês Simple Mail Transfer Protocol), é a tecnologia utilizada para enviar e-mails de um servidor para outro, até que sejam entregues ao destinatário na caixa de entrada.
Ou seja, é um protocolo de internet que ajuda a transportar e-mails, conectando máquinas como um carteiro virtual, e está incluído na camada de aplicação do protocolo TCP/IP.
O protocolo SMTP é frequentemente usado em conjunto com IMAP ou POP3, que lidam com a recuperação de mensagens, enquanto o SMTP envia mensagens a um servidor para encaminhamento.
O SMTP transfere e-mails usando o processo "armazenar e encaminhar", em conjunto com o MTA, para enviar as mensagens para o computador e a caixa de entrada corretos, sendo também responsável por garantir que a mensagem de e-mail passe por todas as etapas necessárias, nos bastidores.
Como funciona o protocolo SMTP?
Como já deve ter ficado claro, o SMTP é um protocolo de rede que estabelece um processo padrão para a troca de dados entre um cliente de e-mail e um servidor de e-mail.
Um cliente de e-mail é a ferramenta utilizada por um usuário para acessar e enviar e-mails, podendo ser um aplicativo em um computador ou um serviço web.
Um servidor de e-mail é responsável por enviar, receber e encaminhar e-mails, mas não é acessado diretamente pelos usuários.
Para termos uma ideia mais clara de todo o processo envolvendo esse protocolo, vamos a um resumo do envio de um e-mail entre o cliente e o servidor de e-mail.
- A conexão é estabelecida: O SMTP utiliza o Protocolo de Controle de Transmissão (TCP) como protocolo de transporte. O processo de envio de e-mail começa com uma conexão TCP entre cliente e servidor, seguida por um comando "Hello" especializado (HELO ou EHLO, descritos abaixo) iniciado pelo cliente de e-mail.
- Os dados do e-mail são transferidos: O cliente envia comandos e o conteúdo de um e-mail para o servidor, incluindo o cabeçalho, corpo e componentes adicionais.
- Agente de transferência de correio(MTA): O servidor usa o Agente de transferência de correio (MTA), que é um programa que verifica o domínio do endereço de e-mail do destinatário e consulta o Domain Name System (DNS) para encontrar o endereço de IP do destinatário, parecido ao serviço postal que procura o CEP do destinatário.
- A conexão é encerrada: O servidor encerra a conexão quando a transmissão de dados é concluída e só recebe novos dados de e-mail após uma nova conexão ser estabelecida.
Comumente, o servidor de e-mails inicial não é o destino final da mensagem, ele encaminha a mensagem para outro servidor de e-mail através de uma conexão SMTP.
O e-mail passa por um segundo servidor que realiza a mesma função, até chegar na caixa de entrada do de quem receberá a mensagem, em um servidor controlado pelo provedor do destinatário.
Podemos comparar esse processo com a entrega de correspondências físicas dos Correios, em que o serviço postal não entrega a carta diretamente do remetente ao destinatário.
Antes de chegar ao destinatário, uma carta passa por várias agências de correios em diferentes cidades.
Assim como o processo de envio de cartas físicas, o processo digital de envio de e-mails ocorre por meio do servidor SMTP que pode percorrer diversos servidores até chegar à caixa de entrada do destinatário.
O que é um envelope SMTP?
O "envelope" SMTP é o conjunto de informações enviadas pelo cliente de e-mail ao servidor de e-mail e inclui detalhes sobre o remetente e o destinatário da mensagem.
Diferente do cabeçalho e do corpo do e-mail, que são visíveis ao usuário, o envelope SMTP não é.
Quais são os comandos do protocolo SMTP
O funcionamento de um servidor SMTP tem duas etapas: a concessão de permissão e verificação do computador do remetente, seguida pelo envio e entrega da mensagem. Se a entrega não for possível, o e-mail será devolvido ao remetente.
O servidor SMTP é capaz de interpretar comandos simples de texto. Alguns dos mais comuns incluem:
- HELO: se apresenta;
- EHLO: se apresenta e solicita o modo estendido;
- RCPT TO: especifica quem é o destinatário;
- MAIL FROM: especifica quem é o remetente;
- DATA: especifica o corpo do e-mail.
Após a verificação de identidades do remetente e destinatário na fase de handshaking, são iniciados vários comandos no processo de envio de um e-mail.
O que acontece se o servidor estiver indisponível?
Se o servidor do destinatário estiver offline durante a tentativa de envio da mensagem pelo SMTP, normalmente ela será redirecionada para o servidor mais próximo.
O POP (Post Office Protocol) entrega e-mails que ficam em uma lista de espera quando o servidor do destinatário está offline. No entanto, se houver muita demora na entrega, o e-mail retorna para o remetente.
Qual porta o SMTP usa?
Em redes, uma porta é o local virtual onde os dados da rede são recebidos, atuando como um número de apartamento em um endereço de correspondência.
As portas ajudam na organização dos dados de rede nos aplicativos corretos, mas é necessário ter cuidado com a segurança de rede para evitar o envio e recebimento de dados maliciosos, bloqueando portas desnecessárias por meio de firewalls.
Antigamente, o SMTP usava apenas a porta 25, mas agora ele também pode usar as portas 465, 587 e 2525.
- 25: é comumente bloqueada por firewalls em redes de usuários finais devido aos spammers que tentam explorá-la para enviar spam.
- 465: era usada para SMTP com criptografia SSL, mas foi substituída pela TLS. Sistemas de e-mail modernos não a utilizam mais, sendo encontrada apenas em sistemas legados desatualizados.
- 587: é o novo padrão para envio de e-mails, utilizando criptografia TLS para comunicações SMTP.
- 2525: é usada para entrega SMTP em serviços de e-mail quando outras opções estão bloqueadas, embora não esteja oficialmente associada ao SMTP.
O que é ESMTP?
O ESMTP é uma evolução do protocolo SMTP, permitindo o envio de anexos, uso de TLS e outros recursos avançados. É amplamente utilizado por clientes e serviços de e-mail em vez do SMTP básico.
Glossário
Como sabemos que há muitos termos técnicos e siglas que acabam confundindo usuários iniciantes, montamos um glossário abaixo explicando cada item relativo à conexão SMTP e aplicações próximas.
- MUA significa "Mail User Agent" e se refere a clientes de e-mail como Apple Mail, Apps de e-mail do Android e Thunderbird.
- MSA (Agente de Submissão de E-mail) é um software executado em um servidor SMTP que recebe mensagens de um MUA e verifica se há erros antes de transferir para um MTA.
- O MTA (Mail Transfer Agent) é um software responsável por verificar o registro MX do domínio de destino para determinar como transferir a mensagem. Isso pode ser feito através de outro MTA ou para um MDA.
- O Registro MX significa "Mail Exchanger Record" e indica de qual servidor o MUA receptor pode obter mensagens para um determinado domínio.
- MDA, ou "Mail Delivery Agent", é um software que armazena mensagens para recuperação de lotes para MUAs.
Quais os melhores plugins do WordPress que trabalham com esse protocolo?
O WordPress possui vários plugins que trabalham com SMTP, a maioria deles para resolver o problema de envio de e-mails, comum em muitos provedores de hospedagem.
1. WP Mail SMTP do WPForms – O mais conhecido plugin de SMTP e registro de e-mail
Se você está enfrentando problemas com o envio de e-mails do seu site WordPress, saiba que você não está sozinho. O WP Mail SMTP é utilizado por mais de 3 milhões de sites para enviar e-mails de forma segura.
O plugin facilita e garante a confiabilidade do envio de e-mails, assegurando que eles cheguem à caixa de entrada.
O WP Mail SMTP ajusta o envio de e-mails no WordPress ao configurá-lo para utilizar um provedor SMTP adequado.
Caso tenha interesse, o WP Mail SMTP Pro (versão profissional do plugin) apresenta recursos avançados como registro, estatísticas, conexões alternativas, alertas, roteamento condicional inteligente e muito mais.
2. FluentSMTP – WP Mail SMTP, Amazon SES, SendGrid, MailGun e qualquer plug-in de conector SMTP
FluentSMTP é um plug-in do WP Mail que se conecta ao provedor de serviços de e-mail para garantir a entrega de todas as mensagens.
O plugin Fluent SMTP resolve problemas de entrega de e-mail do WordPress ao conectar-se com provedores de serviços de e-mail, resultando em envio rápido de e-mails por meio de integrações nativas.
Com ele, é possível conectar diversos provedores de serviços de e-mail e enviar automaticamente seus e-mails transacionais e de marketing. Esse recurso é exclusivo do FluentSMTP.
3. POST SMTP Mailer – Registro de e-mail, notificações de falha na entrega e melhor e-mail SMTP para WordPress
O Post SMTP Mailer é uma das melhore extensões dessa categoria por diversos motivos, como:
- O assistente de configuração do Post te guia através do processo de configuração e envio de e-mails de teste.
- O teste de conectividade do servidor ajuda a identificar bloqueios de firewall e a solucionar erros de configuração.
- O registro de e-mail integrado ajuda a identificar problemas com e-mails.
- O uso do OAuth 2.0 aumenta a segurança de senhas de e-mail, desencorajando o armazenamento delas no banco de dados do WordPress.
Detalhe: O plugin pode entregar e-mails via HTTPS, mesmo que os hosts tenham bloqueado as portas padrão (o provedor da Godaddy e BlueHost são conhecidos por isso), garantindo o envio dos e-mails mesmo em situações adversas.
4. Easy WP SMTP da SendLayer – WordPress SMTP e plugin de registro de e-mail
Com a instalação do Easy WP SMTP, você poderá solucionar seus problemas de entrega de e-mail com facilidade.
O Easy WP SMTP é um plugin que possibilita o envio de e-mails através de 8 mailers transacionais ou um servidor SMTP, aumentando a capacidade de entrega e evitando que os e-mails caiam na pasta de spam.
Agora é possível utilizar a integração Gmail/Google para configurar e-mails de maneira mais rápida e confiável.
Com o plugin, você pode permitir que ele envie e-mails em seu nome, basta fazer login em sua conta do Google. É rápido e fácil, levando menos de um minuto para configurar.
5. WP SMTP
O plugin WP SMTP é útil para enviar e-mails através do protocolo SMTP, ao invés da função PHP mail().
A extensão adiciona uma página de configurações para definir as configurações de e-mail em "Painel"->"Configurações"->"WP SMTP".
Para ajudá-lo a visualizar, alguns exemplos foram adicionados à página de configurações. Basta clicar no ícone correspondente, como "Gmail", "Yahoo!", "Microsoft", "163" ou "QQ".
Atenção: se o campo "De" não for válido ou o "Host" estiver vazio, a função wp_mail() não será reconfigurada.
Conclusão
No artigo de hoje, explicamos o que é o Protocolo Simples de Transferência de Correio, como ele funciona, quais suas siglas e plugins úteis para WordPress. Esperamos que o conteúdo selecionado tenha te ajudado a entender como funciona esse protocolo e até mesmo a resolver pequenos erros se ocorrerem na sua hospedagem.
Qualquer dúvida, por favor, entre em contato pela seção de comentários abaixo. Seria maravilhoso receber seu feedback.
Obrigado por ler até aqui. Um forte abraço!