É muito comum usuários do WordPress ouvirem falar sobre o termo slug e não saberem do que se trata. Afinal de contas, parece um termo técnico de difícil compreensão, ainda mais quando vemos que o slug em inglês significa “lesma”.
Entretanto, saber o significado de slug no WordPress é essencial, não apenas para estratégias de SEO, mas também para otimização do seu site de forma geral. Fique tranquilo que explicaremos perfeitamente como fazer isso.
Nesse conteúdo, abordaremos todos os detalhes relacionados a slug no WordPress, desde sua definição, até técnicas para torná-lo ainda mais preciso para os mecanismos de busca, como o Google.
Por isso, se deseja aprimorar sua compreensão de como o WordPress funciona e ter um melhor controle das configurações e aparência da URL do seu site, continue lendo esse artigo.
O que é slug no WordPress?
Slug, no WordPress, é o termo que representa a parte da URL que identifica determinada página do site. É tudo aquilo que fica depois do endereço do seu site, que indica que aquela página é única.
Ele costuma ser gerado automaticamente pelo WordPress com base no título do seu post e possui um papel muito importante na otimização para mecanismos de busca (search engine optimization - SEO) pois facilita a identificação de cada página, indicando ao buscador a palavra-chave de determinado cada uma.
Exemplos de slug
Para mostrar exemplos, falaremos sobre o nosso próprio site, o WP Total. Como você sabe, o endereço dele é wptotal.com.br, certo?
Nesse artigo, falando sobre slug, o endereço da página é: wptotal.com.br/slug/. Esse “slug” no final da URL é o slug da página.
Ou então, no nosso artigo “Mobile first: O que é e todas as suas vantagens (elas vão te surpreender)”, o endereço dele é wptotal.com.br/mobile-first/. Esse “mobile-first” no final da URL é slug da página.
Por último, para certificar que os exemplos foram entendidos, no nosso artigo “10 plugins incríveis para ativar o modo noturno no WordPress’, cujo endereço é wptotal.com.br/modo-noturno/, esse “modo-noturno” no final da URL é o slug da página.
Como definir slugs no WordPress
As slugs são definidos automaticamente pelo WordPress, mas é possível alterá-los se desejar. Para isso, na tela de criação e edição de postagens, acesse o menu lateral direito e clique em “URL”.
Tipos de slug no WordPress
Existem diversos tipos de slug no WordPress. Os mais conhecidos são os de página e posts, mas há outros igualmente importante. Abordaremos todos abaixo.
Slug de página
Os slugs de página podem ser alterados da mesma forma indicada acima. Normalmente, essas URLs são inseridas logo após o endereço do site.
Exemplo: enderecodosite.com/nome-da-pagina
Slug de post
Os slugs de posts também são alterados da mesma forma acima. Da mesma forma que os de página, eles não incrementam a URL com nenhuma outra informação.
Exemplo: enderecodosite.com/nome-do-post
Slug de categoria
Já o slug de categoria e tag são alterados em locais diferentes. Mostraremos como alterar cada um deles.
Como alterar o slug de categoria
No menu lateral do WordPress vá em Posts → Categorias.
Veja qual categoria deseja alterar e clique em “Edição rápida”.
Altere o slug preenchendo o campo “slug” da forma que achar melhor. Normalmente, o WordPress já define um útil para SEO, mas caso deseje alterar, há essa possibilidade.
Lembrando que todos os slugs de categoria são mostrados dessa forma: enderecodosite.com/category/nome-da-categoria.
Slug de tags
O slug de tag é aquele que define o endereço das tags utilizadas no seu site. As tags são parecidas com as hashtags. Pequenos links gerados via artigos comuns preenchidos manualmente em cada post.
Como alterar o slug de tags
O processo de alteração é muito parecido com o de categoria. Para isso, vá ao menu lateral do WordPress → Posts → Tags.
Com isso, serão listadas todas as tags. Identifique a que deseja alterar e clique em edição rápida.
Por último, altere o slug no campo correspondente.
Slug de autor
O slug de autor é a URL específica para mostrar as postagens publicadas por cada autor do seu site. Ela é definida pelo apelido do usuário, com o prefixo "author" no link, por exemplo: enderecodosite.com/author/apelido-do-autor
Boas práticas no slug do WordPress
Altere as configurações de permalink do WordPress
Muitas vezes, o WordPress vem “de fábrica” com a função de permalinks (links permanentes) não otimizada para SEO. Portanto, é necessário alterá-la. Para se ter ideia, a URL, ao invés de ser limpa como: enderecodosite.com/nome-do-post/, muitas vezes ela insere a data desnecessariamente, ficando enderecodosite.com/2023/05/nome-do-post.
Para deixar o permalink atualizado, clique em Configurações → links permanentes e verifique se a opção “nome do post” está selecionada.
Se estiver selecionada, mantenha como está. Se outra opção estiver ativa, defina “nome do post”. Assim, se garante que seu site esteja devidamente otimizado para os mecanismos de busca, como o Google.
Foco nas palavras-chave
O seu slug deve possuir a palavra-chave e de preferência nada mais além dela. Assim, se garante que os buscadores entenderão o conteúdo central da página, o que te favorece boas posições nos resultados do Google, a depender de outras otimizações também.
Se o seu artigo é sobre comida vegana, defina o seu slug como “comida-vegana”. Se for sobre carros esportivos brasileiros, defina o slug como “carros-esportivos-brasileiros”; Ou então, se for sobre como cozinhar arroz, defina o slug “como-cozinhar-arroz”. Quanto mais claro for, melhor.
Use hifens para separar as palavras
Por ser uma URL, não é possível utilizar espaços. No entanto, por não saber as recomendações básicos, muitos proprietários de site juntam as palavras.
Por exemplo, ao invés de escrever “enderecodosite.com/meu-slug”, escrevem “enderecodosite.com/meuslug”, o que não é recomendado e pode te fazer perder pontos em relação ao SEO.
O mais simples possível
Como o slug é o trecho da URL que individualiza a sua página, deixá-lo o mais simples possível pode ajudar com que seus visitantes lembrem do endereço e possam acessá-lo novamente no futuro.
Por causa disso, remova as palavras desnecessárias e tenha em mente que quanto mais simples for, melhor, tanto para o Google, quanto para os visitantes.
Use apenas caracteres minúsculos e sem acentos
Outro erro comum cometido por proprietários de sites é a utilização de caracteres maiúsculos ou especiais (além do hifen) no slug. O slug precisa ser simples, minúsculo e conter apenas letras e hifens.
Números até podem ser utilizados, se tiverem um propósito claro, como indicação de códigos de erros, por exemplo.
Faça redirecionamentos quando alterar o slug
Uma vez que ele define o endereço único da página, se você alterá-lo, aquela página ainda existirá no banco de dados dos buscadores, mas causará um erro 404. Para evitar que isso diminua suas posições de ranqueamento, todas as vezes que alterar um slug, redirecione o endereço antigo para o endereço novo.
Como? Por meio de um plugin de redirecionamento. Para esse pequeno tutorial, usaremos o Redirection.
Basta ir em Ferramentas → Redirection e nos campos correspondentes colocar o slug antigo e o novo. Assim, todas as vezes que o antigo for digitado ou acessado, redirecionará automaticamente para o novo.
Cuidado com a numeração inserida automaticamente pelo WordPress em slugs duplicados
Se utilizar o mesmo slug mais de uma vez, é possível que o WordPress insira um número no final dele para separar os dois conteúdos. Por isso, antes de publicar, sempre cheque a URL.
Caso queira alterar a URL sem o número inserido pelo WordPress, será necessário alterar o anterior para deixar esse com o endereço desejado.
Como alterar slugs com o Yoast SEO
Para os usuários do Yoast SEO, a alteração de slugs é realizada nas configurações individuais de SEO de cada post ou página.
Por exemplo, esse é o um print do nosso post 8 problemas de segurança e vulnerabilidades do WordPress que você precisa evitar (agora mesmo!). O slug é inserido logo após o “Título SEO”.
Dúvidas frequentes sobre slug no WordPress
Sim, não é possível que dois slugs diferentes representem a mesma página, uma vez que ele é o endereço único dela. Apesar disso, há como realizar redirecionamentos, se houver a necessidade.
Não existe uma regra. Embora aconselhem bastante slugs curtos, o ideal é que ele possua a palavra-chave da página e ela pode ser de cauda curta ou cauda longa.
Por exemplo, digamos que tenha escrito um artigo sobre como preparar um chá de hortelã com chocolate. O endereço pode tanto ser enderecodosite.com/como-preparar-chá-de-hortelã-com-chocolate, como enderecodosite.com/chá-de-hortelã-com-chocolate.
Alguns especialistas defendem o primeiro uso, por ser a palavra-chave exata. Outros defendem o segundo uso por focar apenas na parte relevante da palavra-chave. Os dois modos são efetivos.
É sim. Mas para isso é necessário a instalação de plugins de multi-idiomas. Normalmente, esses slugs são feitos automaticamente por eles, sem a necessidade de você mexer na parte técnica de nenhuma deles.
Na maioria das vezes, é melhor deixar como está. Pois a alteração de um já estabelecido pode te fazer perder ranqueamento no Google. A única exceção é se houver um erro de digitação que atrapalhe os visitantes de chegar até suas páginas.
Pense na palavra-chave da sua página ou post e crie o slug baseado nela. Não tem segredo. Quanto mais específico for, melhor. No entanto, há postagens que serão mais genéricas como “seo” e outras mais específicas como “estrategias-de-seo-para-blogs”. Cada caso é um caso.
De forma geral, é importante focar em palavras-chave maiores, mas que tenham volume de tráfego. Isso é descoberto por ferramentas como a UberSuggest.
Conclusão
Nesse artigo, exploramos, em detalhes, os conceitos de slug no WordPress e a importância imensa dele para a estrutura das URLs do seu site, bem como para as otimizações SEO. Espero que possa ter compreendido o funcionamento e tenha conseguido alterar todos os parâmetros destacados aqui.
Caso tenha tido alguma dúvida, por favor, entre em contato pela seção de comentários. Assim, conseguiremos otimizar mais ainda o conteúdo, garantindo que seja de fácil compreensão para todos.
Obrigado por ler o conteúdo até aqui. Nos vemos no próximo conteúdo.