Para escolher a melhor hospedagem de sites, é importante verificar se a mesma tem os requesitos básicos para rodar o CMS WordPress. Caso não atenda esses requesitos, não poderá usar o WordPress no servidor da hospedagem de sites. Outra dica importante na hora de escolher a hospedagem de sites wordpress é verificar se a mesma, além de de compatível, permite a rápida instalação do WordPress no site ou blog.
Veja também:
Requisitos do WordPress
O WordPress tem um script muito leve, que exige poucos recursos do servidor para funcionar. Não é preciso nada de especial para o funcionamento do mesmo. Os requesitos básicos para usar o WordPress numa hospedagem de sites são:
- Servidor Baseado em UNIX/Linux¹
- PHP versão 5.2.4 ou superior
- MySQL versão 5.0 ou superior
- Apache ou Nginx
- Módulo mod_rewrite do Apache ativo²
1. O WordPress também funciona em servidores Windows, mas com algumas limitações e/ou dependências.
2. O mod_rewrite permite a utilização de Url Amigáveis.
O WordPress é um CMS muito popular, por esse motivo, as melhores hospedagem wordpress permitem a instalação do WordPress de maneira fácil.
Hospedagem de Sites x Suporte a WordPress
Para saber se a hospedagem de sites suporta o WordPress você deve verificar no site da empresa se os servidores possuem a versão do PHP e MySql citadas acima. Se a versão for inferior, não tem como rodar o WordPress. Se a hospedagem de site não tiver o PHP ou MySql ou se a versão deles não obedecer os requisitos citados acima não tem como usar o WordPress.
Você também pode entrar em contato a empresa que pretende contratar e perguntar se a mesma suporta o WordPress. Essa também é uma excelente forma de "testar" a eficiência do suporte da empresa.
Hospedagem de Sites sem suporte
Caso a hospedagem de sites não cumpra os requisitos citados acima, infelizmente, não há o que ser feito. A única saída é procurar uma hospedagem de site que tenha os requisito mínimos e suporte o WordPress. Mas você pode ficar tranquilo, as melhores empresas de hospedagens de sites do mercado suportam o querido WordPress.