Já parou para pensar como pequenos elementos em uma página ou site podem ter um impacto impressionante na experiência do visitante e nas taxas de conversão? Os popups são um grande exemplo disso. Com eles, seus resultados podem ser escalados rapidamente. Então, fica a pergunta: você está aproveitando ao máximo o potencial dos popups em seu site WordPress?
Se a sua resposta a essa pergunta é “não” ou se está curioso sobre essa potente ferramenta de engajamento, então está no lugar certo.
Nesse post, falaremos sobre a importância de utilizar popups de forma estratégica em seu site WordPress e mostrar também os melhores plugins disponíveis para ajudá-lo a criar popups eficazes, lindos e poderosos.
Por isso, se prepare para descobrir como essas pequenas janelas, se inseridas da forma correta e respeitando o usuário, podem fazer uma grande diferença em seu site, aumentando suas conversões e melhorando a experiência dele.
O que é um popup?
Um popup é um tipo de janela, aviso, caixa de diálogo ou informe que aparece de forma repentina na tela de um site, sistema ou aplicativo, sobrepondo temporariamente o conteúdo principal, te dando a opção de fechá-las, se assim desejar.
Essas janelas comumente possuem informações adicionais com chamadas para ação, como anúncios, ofertas especiais, iscas digitais, formulários de inscrição ou outro tipo de conteúdo que se deseja destacar.
Os popups são usados para diferentes objetivos, incluindo a captura de endereços de e-mail para construir listas de transmissão, direcionamento de visitantes para páginas especiais como landing pages e anúncio de promoções ou notificação sobre informes importantes.
Eles são uma ferramenta interessante para interagir com os visitantes de um site, mas seus resultados dependem muito de como são utilizados. Se bem pensados e implementados pensando em uma boa estratégia, popups podem melhorar a experiência do usuário e aumentar as conversões (mais vendas, mais visitas, maior taxa de engajamento, dentre outras), se tornando uma parte essencial da estratégia de marketing pela internet.
O lado negativo de se usar popups
Embora os popups possam ser, de fato, uma ferramenta incrível para melhorar a interação com os usuários de um site, eles também podem ter um impacto negativo se forem usados de forma agressiva, como infelizmente é comum ver.
Os popups excessivamente intrusivos, que impedem o acesso das pessoas ao conteúdo, podem ser mal vistos pelos usuários e até mesmo afastá-los do site.
Quando eles são mostrados de maneira numerosa e irritante, seja com frequência excessiva ou com conteúdo que não é relevante para o visitante naquele momento, isso pode causar uma experiência frustrante. Sejamos sinceros, ninguém gosta de ser bombardeado com janelas popup irritantes a cada clique ou toda vez que a página é recarregada. Isso pode tornar a navegação no site uma tarefa bem desagradável.
Além disso, popups que dificultam o acesso ao conteúdo principal do site (bloqueando a leitura), como aqueles que são difíceis de fechar (com ícones de fechamento escondidos) ou que cobrem todo o conteúdo, podem ser percebidos como irritantes. Os visitantes podem se sentir pressionados e até mesmo desconfiados das intenções do site. Resultado? Sua taxa de rejeição aumenta e o Google passa a ver seu site com maus olhos.
Quando usar popups?
Entender quando usar popups é crucial para garantir que sejam uma ótima adição às suas páginas, ao invés de uma distração ou irritação constante para os visitantes. Pensando nisso, separamos algumas situações em que o uso de popups pode ser interessante:
Captura de leads
Provavelmente o uso mais comum de popups na atualidade, a coleta de endereços de e-mail (conhecidos também por leads, pessoas que estão na jornada inicial de compra de um funil de vendas) e construção de listas de contatos é facilmente acelerada por eles. Afinal de contas, não se espera que o usuário direcione o olho até a mensagem de captura e tome a decisão, pois já é mostrado para ele essa opção de imediato.
O mais comum é esses popups serem mostrados quando os visitantes estão prestes a sair do site, depois de uma quantidade de tempo específico na página (o que pode ser programado), ou quando eles demonstram interesse em algum conteúdo destacado.
Anúncios de promoções
Popups podem ser usados para dar destaque às promoções, descontos temporários ou ofertas especiais. Eles chamam a atenção dos visitantes e incentivam a ação naquele mesmo momento. Isso é muito útil, por exemplo, para lojas virtuais que desejam finalizar o estoque de um produto ou dar visão a produtos esquecidos pelo público.
Notificações importantes
Em casos de informações críticas que envolvem a segurança ou privacidade do usuário, como políticas de privacidade, atualizações de segurança ou até mesmo alterações nos termos de serviço, popups podem ser utilizados para garantir que a maioria esmagadora dos visitantes sejam informados de maneira clara, simples e direta.
Feedback e pesquisas de satisfação
Popups também podem ser usados para coletar feedback dos visitantes ou realizar pesquisas de satisfação. É algo frequente após uma compra, após a leitura de um artigo ou em outros momentos.
Essa opção tende a ser interessante para saber se o seu público está satisfeito com alguma mudança recente no seu site, produto ou negócio. Por exemplo, pode-se usar um popup desses para clientes, para perguntar se gostaram da nova pesquisa, se já souberam da nova categoria de postagens de um blog ou se teriam informações relevantes a oferecer para melhorar ainda mais o site.
Ensinar o usuário a utilizar um site ou sistema
Popups podem ser usados para orientar os visitantes em sua jornada no site, oferecendo um passo a passo estruturado. Esse tipo de popup é frequente em sistemas online, que em seu primeiro uso, ensinam o usuário as funções básicas em uma espécie de “tutorial rápido”.
Compartilhamento em redes sociais
Se bem planejados, alguns Popups podem incentivar os visitantes do site a compartilharem seu conteúdo nas redes sociais, ampliando o alcance de suas postagens. Normalmente, esses popups são utilizados de forma mais discreta na lateral do conteúdo.
Redução de taxa de abandono
Existem os “popups de saída”, são aqueles que notam, através do movimento do mouse, a vontade do usuário de abandonar a página. Eles podem ser utilizados para oferecer descontos, aumentar o interesse pelo conteúdo da página atual, diminuir a taxa de abandono de oferta e até mesmo oferecer uma última oportunidades para o visitante pensar antes de sair da página.
Melhores plugins de popup para WordPress
Uma vez que tenha entendido as grandes vantagens de utilizar popups na sua estratégia de conteúdo, vamos aos melhores plugins de popup para WordPress que te possibilitarão ter essa ferramenta importante para conversões em seu site.
1. Pop-up
Sim, o nome do plugin é simplesmente “Pop-up”. Ele oferece a criação rápida de popups totalmente personalizáveis para diversas finalidades em seu site ou blog, quando combinado com o MyPopUps.com, ferramenta gratuita até 2 mil visualizações.
Através dela, há a possibilidade de usar popups para coleta de e-mails, cupons de desconto, aumento do engajamento nas redes sociais, notificação sobre cookies e muito mais. O construtor da plataforma te permite uma personalização completa.
2. Popup Builder – Create highly converting, mobile friendly marketing popups
O Popup Builder é uma solução abrangente e interessante para muitos sites WordPress, oferecendo uma ampla variedade de modelos de popups, condições e eventos, popups de imagem, contagem regressiva e geoTargeting (relacionado a localização do usuário).
A interface é intuitiva, separando claramente os tipos de popup, eventos e condições específicas, sem necessidade de codificação. É possível personalizar elementos como fundo, bordas, texto e cores, garantindo a identidade da marca.
A ferramenta conta com popups pagos e gratuitos; e funciona integrado com diversos outros plugins de captura do WordPress.
3. Pop ups, WordPress Exit Intent Popup, Email Pop Up, Lightbox Pop Up, Spin the Wheel, Contact Form Builder – Poptin
O Poptin é uma ferramenta gratuita e autodeclarada líder para criação de popups de saída, formulários de contato e geração de leads em sites, uma ferramenta totalmente completa.
Com ela, se pode criar popups atraentes, formulários e barras de notificação em poucos minutos. Tendo recursos muito avançados de segmentação e popups de saída, se converte mais visitantes em leads, assinantes e até mesmo clientes.
Além de, claro, ajudar a expandir sua lista de e-mails, capturar pessoas interessadas, aumentar as vendas e recuperar carrinhos abandonados. O plugin rastreia o comportamento dos visitantes para exibir a eles mensagens relevantes para aquele determinado momento na jornada de compra ou consumo de conteúdo, melhorando as taxas de conversão e engajamento.
Seus planos podem ser vistos aqui. A versão gratuito funciona até mil exibições por mÊs.
4. Popup box
Um dos melhores plugins de popups para WordPress, oferece uma maneira simples de criar popups atrativos e eficazes. Com 15 variações diferentes de popups, se pode personalizar facilmente seu site ou blog (mesmo sem experiência nisso).
Isso inclui popups via shortcode, conteúdo personalizado, assinaturas, questionários de Sim ou Não, vídeos, formulários de contato e muito mais. É possível até gerar cupons aleatórios para impulsionar as vendas e criar um senso de urgência com popups de contagem regressiva.
5. Popup by Supsystic
O Plugin de Popup da Supsystic com o Construtor de Popups ajuda a conseguir assinantes para listas de e-mail marketing, promover produtos relevantes, fazer ofertas especiais e atrair muitos seguidores nas redes sociais.
É um plugin bem funcional que permite a criação de lightbox (tipo de popup que escurece todos os elementos ao redor) com informações personalizadas para os visitantes. Existem 69 modelos de popups compatíveis com smartphones, cada um contendo configurações exclusivas.
Dentre as alterações, é possível configurar localização, tamanho opções de carregamento e fechamento do popup, podendo ser exibidos para novos usuários ou para todos, carregando automaticamente ou por clique.
Com mais de 18 tipos de popups e 20+ animações de abertura, se pode adaptar facilmente as configurações às suas necessidades.
6. Sumo
O Sumo (antigo SumoMe) é um plugin para WordPress que oferece recursos de email marketing e popups. Ele permite a coleta de endereços de email, criação de campanhas personalizadas e integração com sistemas populares de mailing como Mailchimp e Aweber.
Além disso, oferece compartilhamento em redes sociais, ferramentas de segmentação, gerador de cupons de desconto e análises para aumentar as conversões. Ou seja, um pacote completo de ferramentas para captura de leads qualificados.
A versão gratuita tem recursos limitados (mas ainda relevantes), enquanto a versão premium por US$ 39/mês oferece teste A/B e permite a remoção da marca d'agua nos elementos utilizados no site.
7. FOMO & Social Proof Notifications by TrustPulse – Best WordPress FOMO Plugin
A equipe do OptinMonster criou uma solução completa de marketing chamada TrustPulse. Com esse plugin de popup do WordPress, é possível aumentar taxas de conversão e vendas usando rastreamento de eventos em tempo real e notificações FOMO (do inglês Fear of Missing Out, ou "medo de perder alguma coisa").
O recurso inteligente de segmentação personaliza as configurações de exibição dos popups para obter melhores resultados. A versão gratuita suporta WooCommerce e plugins de assinatura. Entretanto, o plano premium, que varia de US$ 5 a US$ 39 por mês, oferece recursos bem mais avançados de segmentação e suporte prioritário.
8. Ninja Pop-ups
O Ninja Popups é um plugin para WordPress que, assim como os outros dessa lista, permite a criação de popups personalizados. Ele apresenta diversas integrações com plugins e temas populares de popups responsivos, além de um construtor de arrastar e soltar fácil de usar, ideal para quem prefere plugins mais visuais e intuitivos.
Todos os designs são nativamente otimizados e pensados para SEO, com uma coleção de painéis gratuitos de inscrição. A ferramenta oferece segmentação por página e é compatível com o WooCommerce e Google Analytics. Atualmente, custa 24 dólares, com suporte de até 6 meses.
9. Popup Maker – Popup for opt-ins, lead gen, & more
Com um número crescente de novos usuários, o Popup Maker é um plugin gratuito e versátil para WordPress.Com editor de popups e configurações para controlar tamanho, posição, animação e sobreposições, ele surpreende pela facilidade de uso e "poder de fogo".
Há também, dentre seus recursos, a possibilidade de adicionar múltiplos gatilhos e configurar cookies para controlar a frequência de visualização. Além do mais, temas de popup pré-prontos estão disponíveis e você pode personalizar seu próprio tema usando o editor WYSIWYG (do inglês What you see is what you get, "o que você vê é o que você tem", se referindo a ser um editor visual). No entanto, a versão gratuita é limitada e não inclui popup de saída, gatilho de rolagem, login AJAX ou análise do popup. Se precisar desses recursos adicionais, a extensão Popup Maker está disponível por US$ 16/mês.
10. OptinMonster
O OptinMonster é um plugin premium altamente conceituado (provavelmente o mais conhecido plugin de popup da atualidade) que utiliza a tecnologia SMART para converter visitantes em assinantes de email, reduzir a taxa de abandono de carrinho e aumentar a taxa de conversão em e-commerce.
Para se ter ideia, o plugin possui recursos de arrastar e soltar para criar popups personalizados, modelos de templates prontos e mensagens customizadas. Ele também oferece automação de comportamento em tempo real, testes A/B e integração com o Google Analytics para análise e otimização de campanhas. O plano PRO está disponível por US$ 29 mensais, com cobrança anual.
Dentre os plugins listados, esse é um dos mais completos e utilizados no mercado. Se estiver pensando em investir em um plugin premium, talvez esse seja o ideal, apesar do valor ser em dólar.
Perguntas frequentes sobre popup
Para evitar que os popups sejam intrusivos, adote uma abordagem equilibrada e consciente na construção deles. Ou seja, reflita se estão sendo realmente relevantes e convenientes para o momento que o usuário se encontra. Isso envolve evitar mostrá-los frequentemente, utilizar cores que funcionem para sua marca e com ícone de fechamento claro, sem tentar induzir o visitante ao erro (como infelizmente muitos sites fazem, algo chamado dark pattern, ou padrão sombrio do design).
Infelizmente sim, popups intrusivos que bloqueiam o conteúdo principal podem afetar negativamente o SEO porque prejudicam a experiência geral do usuário. Os mecanismos de busca, em especial o Google, priorizam sites com boa usabilidade. Dessa forma, é crucial usar popups de forma equilibrada e responsiva para evitar impactos severos nas classificações dos motores de busca.
Para maximizar o uso de popups em e-commerce, é essencial considerar o momento da exibição. Use popups para promover ofertas exclusivas, descontos, ou capturar e-mails para campanhas de marketing nas páginas corretas. Por exemplo, não adianta oferece uma promoção masculina na seção feminina da sua loja. Leve em consideração o momento da jornada da compra que seu cliente se encontra.
Conclusão
Esperamos que esse conteúdo completo tenha realmente esclarecido a importância e o potencial dos popups, bem como apresentado alguns dos melhores plugins disponíveis para WordPress (qual você mais gostou?). Agora que já conhece as vantagens e as melhores práticas, está preparado para tirar o máximo proveito dessa ferramenta valiosa em seu site.
Se ainda tiver alguma dúvida sobre o conteúdo ou gostaria de compartilhar suas experiências com popups (sejam boas ou ruins), fique à vontade para deixar um comentário abaixo. Adoraríamos ouvir suas opiniões e responder a quaisquer perguntas que possa ter.
Muito obrigado por ler até aqui. Um forte abraço!