Notificar os comentários aprovados no WordPress pode ser uma estratégia incrível para aumentar o engajamento das suas postagens. Pois, é muito comum seus visitantes comentarem em determinado post e nunca mais voltarem a ele, uma vez que, em grande parte das vezes, suas dúvidas foram devidamente respondidas.
Entretanto, imagine se, a cada comentário aprovado, os usuários pudessem receber uma notificação direta em seus e-mails. Isso estimularia a participação deles novamente no post, gerando, dessa forma, muito mais comentários.
Infelizmente, o CMS não possui essa função de forma nativa. Por isso, temos que fazer com que ele se torne compatível com o ato de notificar os comentários aprovados no WordPress, algo muito simples de fazer.
Portanto, pedimos que leia esse conteúdo até o final e aplique todas as dicas destacadas. Elas farão com que seu WordPress esteja preparado para notificar cada um dos seus visitantes que comentam. Dito isso, vamos ao conteúdo.
Como funciona o sistema de comentários do WordPress
Assim como todo gerenciador de blog, o WordPress possui a possibilidade de gerir comentários. Esses comentários podem ser aprovados, rejeitados, respondidos, editados, enviados para SPAM e jogados na lixeira. Explicaremos como cada uma dessas ações funciona:
- Comentário aprovado: quando permite que o comentário feito por um usuário seja mostrado no front-end do site. Previamente, esses comentários são enviados para análise de um administrador.
- Comentário rejeitado: quando não permite que o comentário seja mostrado no site.
- Comentário respondido: quando o autor do post ou administrador do blog responde um comentário feito previamente.
- Comentário editado: quando se altera o que foi dito por um visitante. Normalmente, essa função deve ser utilizada apenas para consertar talvez algum erro de digitação, de forma a facilitar o entendimento do que foi escrito para os demais visitantes.
- Comentário enviado para SPAM: quando se depara com mensagens com links ou promocionais feitas de forma automática.
- Comentário jogado na lixeira: quando deseja remover o comentário tanto da área interna de comentários, quanto do front-end do site.
De forma geral, o fluxo de envio de comentários é feito assim: usuário digita comentário -> comentário vai para aprovação -> administrador aprova, mas o usuário não sabe disso.
Nesse tutorial, faremos com que o sistema consiga, de forma automática, notificar os comentários aprovados no WordPress.
Por que notificar os comentários aprovados no WordPress?
Além de fazer com que os visitantes do seu site interajam contigo, os comentários permitem que eles interajam entre si, fazendo com que conversas apareçam e gerem mais engajamento.
Logo, notificar os comentários aprovados no WordPress garante que esse fluxo de engajamento não seja perdido, o que permite a criação de uma comunidade em torno do nicho tratado pelo seu conteúdo.
Entretanto, sem essa notificação, qualquer pessoa que comente em seu site teria que ficar verificando todos os dias se ele foi respondido. Convenhamos que dificilmente alguém teria esse trabalho. Não é à toa que muitos outros sites utilizam diversos sistemas de comentários diferentes, como o famoso Disqus, que já esteve presente em grande parte dos blogs brasileiros.
Ao notificar o usuário, confirmando que o comentário feito por ele foi publicado, encoraja visitantes a voltarem, ganhando mais visitas, sessões e cliques do que de costume.
Como notificar os comentários aprovados no WordPress
Existem diversas maneiras diferentes de fazer isso. Nós utilizaremos o Comment Approved Notifier Extended, plugin capaz de configurar o envio de e-mails personalizados para os visitantes. Recomendamos sempre realizar um backup antes de colocar qualquer tutorial em prática.
Primeiro de tudo, é necessário instalar e ativar o plugin. Se precisar de ajuda, por favor, veja o nosso guia completo sobre como instalar um plugin no WordPress.
Depois de ativá-lo, o plugin já estará em pleno funcionamento. Assim, todas as vezes que um comentário for aprovado, o WordPress enviará uma notificação para o e-mail da pessoa.
Traduzindo para o português, a mensagem padrão será mais ou menos:
“Caro [ nome de usuário ], O seu comentário foi aprovado no post: [ nome do post ]. Você pode ver o comentário acessando o seguinte endereço: [ url do post vinculado ao comentário ]. Seu comentário: [ texto do seu comentário ] Obrigado por comentar.” |
Caso essa mensagem esteja em inglês, ou queira alterá-la por algum motivo, clique no Comment Approved no painel do WordPress.
Dessa forma, será mostrada uma tela de customização do e-mail. Nela, se pode alterar qualquer parâmetro necessário, bem como incrementá-lo com diferentes conteúdos. Lembrando que os shortcodes indicam os campos importantes e customizáveis por e-mail.
Quando estiver satisfeito com o e-mail, clique em “Update”. Agora, todas as vezes que um comentário for feito, o sistema irá notificar os comentários aprovados no WordPress.
Truque para aumentar a entrega de e-mails
É possível que, embora o plugin envie os e-mails, eles não sejam completamente enviados ou caiam na caixa de SPAM e lixeira. Para evitar que isso aconteça, é importante instalar o plugin WP Mail e configurá-lo no seu WordPress.
Como cada hospedagem WordPress conta com portas diferentes, para utilizar o plugin é necessário saber como o seu servidor lida com essa demanda.
Os principais configurações de servidores podem ser vistas abaixo:
- Documentação de e-mail da HostGator.
- Documentação de e-mail da Hostinger.
- Documentação de e-mail da Locaweb.
Caso não consiga realizar a configuração de SMTP através da documentação acima, entre em contato com o suporte da sua hospedagem WordPress. É uma alteração simples que pode ser feita e configurada por eles.
Como fazer com que o e-mail de notificação gere novas visitas
Não basta enviar os e-mails e torcer para que os visitantes retornem. É preciso também utilizar algumas técnicas de copywriting para persuadir os usuários a voltarem no seu post, gerando cada vez mais visitas.
O que é copywriting?
Copywriting é a escrita persuasiva utilizada para incentivar as pessoas a tomarem determinada ação. É uma área muito grande dentro do marketing digital capaz de aumentar os cliques, tráfego e até mesmo vendas, se bem aplicado.
Como o foco do nosso e-mail é gerar mais visitas para seu site, aconselhamos utilizar uma estrutura simples de copywriting, que poderá ser copiada, colada e aplicada na sua estratégia.
A estrutura é a seguinte:
Título: [ nome da pessoa ]... Nem acredito que você fez isso! “Olá, [ nome da pessoa ]! Tudo bem? Aqui quem fala é o [ seu nome + cargo + nome do site ]. O seu comentário foi aprovado e estou muito feliz com a sua participação. Se o seu comentário foi aprovado, isso significa que ele foi também respondido por mim e, por causa disso, gostaria de saber se a sua dúvida foi realmente resolvida. Afinal de contas, me preocupo demais com a resolução das suas questões relacionadas ao [ nicho ]. Assim, terei certeza de que o conteúdo foi claro o suficiente para te ajudar. Por causa disso, faça outro comentário dizendo se tudo deu certo mesmo, por favor. Um forte abraço! Nos vemos no [ nome do site ].” |
A estrutura aplicada de forma fictícia pode ser vista abaixo:
Título: Fernando... Nem acredito que você fez isso! "Olá, Fernando! Tudo bem? Aqui quem fala é o Lucas Tavares, criador do WP Total. O seu comentário foi aprovado e estou muito feliz com a sua participação. Se o seu comentário foi aprovado, isso significa que ele foi também respondido por mim e, por causa disso, gostaria de saber se a sua dúvida foi realmente resolvida. Afinal de contas, me preocupo demais com a resolução das suas questões relacionadas ao WordPress. Por causa disso, faça outro comentário dizendo se tudo deu certo mesmo, por favor. Assim, terei certeza de que o conteúdo foi claro o suficiente para te ajudar. Um forte abraço! Nos vemos no WP Total.” |
Por que essa estrutura de copywriting funciona?
Porque faz com que haja uma abertura entre seu blog e sua audiência, criando uma certa intimidade, sendo ela a responsável direta por gerar mais comentários no seu blog.
Existem dezenas de outras estruturas que podem ser aplicadas, mas essa, por mais básica que seja, é capaz de aumentar a taxa de abertura dos e-mails. Como? Através do título citando diretamente o nome da outra pessoa, a fazendo ter curiosidade o suficiente para ver do que se trata a mensagem.
Plugins para notificação de comentários no WordPress
Indicamos o Comment Approved Notifier Extended para notificar os usuários de seus comentários aprovados. No entanto, existem outras soluções igualmente interessantes, que valem a pena dar uma olhada.
1. Subscribe To Comments Reloaded
O Subscribe To Comments Reloaded possui a função de permitir que o usuário se inscreva para receber em seu e-mail os comentários de determinado post. Diferente da notificação padrão gerada pelo Comment Approved Notifier Extended, o usuário teria total controle se receberia os e-mails ou não. Algo muito interessante do ponto de vista da privacidade digital.
2. Comment Approved
O Comment Approved é similar ao primeiro plugin que indicamos, no sentido de ele possibilitar a notificação da aprovação de comentários. É uma solução mais simples, mas que pode te ajudar, a depender da necessidade.
Desvantagens em notificar os comentários aprovados no WordPress
Nem só de vantagens a notificação de comentários vive. Existem certas desvantagens que precisam ser levadas em consideração. Falaremos sobre elas nos próximos tópicos.
Os e-mails podem se tornar irritantes para o usuário
Imagine que possui um usuário bem ativo nas suas postagens. Se a cada comentário que ele fizer, ele receber um e-mail diferente, ainda mais com a mesma estrutura, é possível que ele se irrite e deixe de comentar nos seus artigos.
Logo, essa estratégia de notificar os comentários aprovados no WordPress pode ser muito útil quando seu site tem um baixo nível de comentários. Porque, dessa forma, se consegue estimular que novos visitantes continuem comentando.
Entretanto, se o seu blog ou site já for bem estruturado e com um alto grau de engajamento, infelizmente notificar sobre os comentários aprovados pode ser prejudicial.
Os e-mails não foram autorizados pelo usuário
Quem comentou na sua postagem, apenas comentou sem dar autorização para qualquer outra ação envolvendo seus dados. Portanto, é importante atentar que essa notificação pode ser bem invasiva.
Claro, há maneiras de solucionar isso, como colocar um checkbox afirmando que um comentário só pode ser feito aprovando essa notificação. Ou então, escrevendo perto da caixa de comentários que o e-mail pessoal do comentador pode servir para notificações futuras.
Infelizmente, todas essas soluções podem parecer “gambiarra” e mais afastar comentadores em potencial do que atraí-los.
Os e-mails do seu domínio podem ser considerado SPAM
Um risco ao notificar os comentários aprovados no WordPress é ter os e-mails do seu domínio considerados SPAM devido ao feedback dos usuários dos serviços de e-mail indicarem as mensagens como “não solicitadas”.
Embora isso não seja um problema tão grande, pode fazer com que campanhas de e-mail marketing percam a força, principalmente se usado o mesmo endereço de e-mail para a notificação de aprovação de comentários.
Quando notificar os usuários que seus comentários foram aprovados?
Aconselhamos a fazer isso apenas quando o seu site está com baixa taxa de comentários e se deseja aumentar esse número pouco a pouco.
Para sites com bastante movimentação, essa estratégia pode surtir o efeito contrário e te fazer perder os comentadores mais fiéis, uma vez que os e-mails podem ser bem irritantes, tirando até mesmo a autoridade de domínio.
Lembrando também que há a possiblidade de desabilitar os comentários do WordPress, algo que também pode ser proveitoso, dependendo da estratégia utilizada, principalmente para aqueles que lutam contra o SPAM.
Conclusão - Notificar os comentários aprovados no WordPress
No artigo de hoje mostramos como notificar os comentários aprovados no WordPress, uma estratégia que se bem implementada pode gerar um alto índice de engajamento. Entretanto, é necessário também ponderar se a adoção dela trará, de fato, mais lucro do que prejuízo.
Qualquer dúvida em relação ao conteúdo, por favor, entre em contato nos comentários. Será maravilhoso termos o feedback do quanto o nosso material pode ter te ajudado.
Um forte abraço! Nos vemos nos próximos conteúdos.