Todo proprietário de site passa pelo desafio constante de atrair novos visitantes para suas páginas. Mesmo o seu conteúdo sendo de alta qualidade, é necessária uma maneira de criar uma conexão com os usuários vindo dos mecanismos de busca. Uma das opções mais utilizadas para solucionar esse problema são as notificações Push no WordPress.
Através desse tipo de notificação, se consegue avisar visitantes antigos de que um novo conteúdo foi publicado em seu site de forma recorrente. Isso garante que visitas sejam garantidas e promovam o crescimento orgânico direto do seu conteúdo.
Para isso, é necessário configurar as notificações Push no WordPress. Dessa forma, a cada novo post, já se tem uma base de visitantes em potenciais “garantidos”, dependendo da simples vontade deles de clicarem e terem acesso ao que foi publicado.
Nesse artigo, entraremos em detalhes sobre o que são essas notificações Push, como colocá-las para funcionar com seu site e quais seus principais benefícios. Pedimos, como sempre, que o material que preparamos seja lido até o final para evitar erros, como o envio em massa, fazendo com que seu site seja considerado SPAM.
Fique tranquilo que as dicas serão simples e o passo a passo facilitado, é só ler, aplicar e colher os resultados oferecidos por ter notificações trabalhando a favor do tráfego orgânico do seu site.
Ah, se gosta de notificar os usuários, também já publicamos um tutorial sobre Como notificar os usuários de que os comentários foram aprovados no WordPress e também Como colocar um aviso de cookies no WordPress [de graça].
O que é uma notificação Push?
Uma notificação Push é uma notificação realizada pelo navegador do usuário através de um sistema em que ele se registra em um site, que automaticamente recebe a permissão de enviar mensagens avisando que novos artigos foram publicados.
Há poucos anos, esse tipo de notificação acabou substituindo, de certa forma, a febre do e-mail marketing, embora os dois meios sejam extremamente úteis e até mesmo utilizados em conjunto.
Vantagens de usar notificações Push no seu site ou blog
Utilizar notificações Push no WordPress geram uma série de vantagens para todo tipo de site, mas principalmente para blogs, uma vez que esses possuem conteúdos sendo divulgados em uma frequência regular.
Citamos as vantagens abaixo, mas tenha consciência de que esses pontos positivos são apenas a ponta do iceberg, já que as notificações Push podem ser exploradas por diferentes nichos de várias formas, desde divulgar promoções até mesmo conteúdo geral, com muita criatividade são criados diversos outros benefícios.
Aumento do número de visitantes recorrentes
Já citado anteriormente, o aumento do número de visitantes recorrentes é talvez o benefício mais destacado quando se trata de notificações Push no WordPress. Afinal de contas, imagine ter 5 mil pessoas cadastradas e conseguir avisá-las todas as vezes que um novo conteúdo for publicado.
Isso significaria, de forma a ignorar as taxas de rejeição (que ocorrem naturalmente), 5 mil novas visitas garantidas ao seu site, gerando relacionamento com seu público, te dando até mesmo a possibilidade de vender para eles ou utilizar outras estratégias. Com isso, entramos no segundo benefício.
Respeito à privacidade do usuário
As notificações Push no WordPress funcionam apenas no dispositivo em que o usuário permitiu. Logo, se ele aceitou a notificação pelo computador, por exemplo, as mensagens serão enviadas apenas para esse computador, sem capturar dados completos como nome, e-mail ou informações estritamente pessoais.
Para o usuário isso é uma vantagem, uma vez que a simples desativação das notificações Push são feitas rapidamente pelo próprio navegador.
Nenhum algoritmo te impede de chegar em todas pessoas cadastradas
Diferente dos algoritmos de redes sociais, em que cada post publicado tem um alcance reduzido, praticamente todas as pessoas que se cadastraram recebem as notificações, com exceções relativas ao abandono de navegador ou outras ações como cancelamento das notificações mesmo.
Alta taxa de abertura
De acordo com um infográfico publicado pelo blog da e-goi, notificações Push conseguem ter:
- Abertura de até 50% mais que e-mail marketing.
- 7x mais cliques que e-mail marketing.
- 93% de retenção com segmentação.
- 90% de entrega.
São índices muito bons para se ignorar e não utilizá-los na sua estratégia de conteúdo. Entretanto, é importante destacar que esses números são variáveis, uma vez que cada site possui taxas diferentes, tanto pelo momento do mercado (a depender do costume dos usuários com as notificações), quanto pela qualidade dos títulos das notificações enviadas.
Como adicionar notificações Push no WordPress (em 5 etapas)
Para adicionar notificações Push no WordPress utilizaremos o serviço da PushEngage. Eles possuem uma versão grátis que permite criar 30 campanhas e ter 200 inscritos. O plano seguinte, com um pouco mais de opções, custa apenas U$9 por mês.
Etapa 1: Criação da conta na PushEngage
Entre no site oficial da PushEngage e clique no botão azul “Get Start For Free Now!” ou no pequeno botão azul no canto direito superior.
Dessa forma, será mostrada a página de planos. Selecione o gratuito. Como o utilizaremos para teste, assim que se acostumar com o envio de notificações pela ferramenta, sugerimos planos mais avançados, cujos valores podem ser vistos na imagem acima.
O próximo passo é criar sua conta. Registrar com o Google tende a ser mais rápido. Caso queira da forma tradicional, basta preencher os campos pedidos: e-mail, senha, primeiro nome, segundo nome e número de telefone.
Depois, será solicitado o endereço do seu site, o subdomínio dentro dos servidores da PushEngage, onde se pode colocar o nome do seu site, a indústria a qual seu site faz parte e o tamanho da empresa.
Além do mais, a ferramenta pede o seu cartão de crédito. Porém, desde que se mantenha o plano gratuito, nada será cobrado. Sabemos que esse passo pode afastar bastante pessoas, mas acreditamos também que quando vir o potencial das notificações Push no WordPress, vai se sentir tentado a fazer um upgrade.
Eles solicitam os dados do cartão para evitar fraudes e mal uso dos planos disponíveis.
Etapa 2: Instalação do plugin da PushEngage
Logo após, será solicitado os detalhes do seu site. Nome, endereço, logotipo, fuso horário e se deseja habilitar a geolocalização.
O próximo passo é selecionar qual ferramenta se deseja utilizar o serviço da PushEngage. Como esse tutorial é de usar as notificações Push no WordPress, o selecione e clique no botão “Install PushEngage WordPress Plugin”.
Assim, será redirecionado para o painel WordPress do seu site, já com o plugin destacado na busca de instalação de plugins.
Caso seja um usuário iniciante, leia o tutorial [Tutorial] Como Instalar Plugins no WordPress.
Etapa 3: Obtenção da chave API
Para vincular seu site ao serviço da PushEngage, é necessário gerar uma chave API. Para isso, no painel da PushEngage vá em “Site Settings” (configurações do site) → “Site details” (detalhes do site) e clique no botão “Generate a New API Key” (gerar uma nova chave API).
Com isso, será gerado um código. Copie ele, volte ao painel do seu WordPress e o cole no campo correspondente.
Etapa 4: Design da notificação
Ainda na tela da PushEngage dentro do WordPress, vá em “Subscription dialogbox” (caixa de diálogo de inscrição) e escolha entre estilos, alterando também o texto que gostaria que tivesse.
É possível estilizar também a mensagem que aparece perto da barra de navegação quando o usuário visita seu site.
Etapa 5: Configurações finais
Por último, podemos configurar as notificações vinculadas ao WordPress de diversas maneiras. Traduziremos os termos logo abaixo para te ajudar.
- Auto Push: automaticamente envie uma notificação Push para os seus inscritos todas as vezes que publicar um novo artigo.
- Permitir todos os tipos de post: permitir que todos os tipos de post acionem a notificação.
- Use imagens personalizadas:
- Use a imagem destacada do post como imagem personalizada da notificação.
- Use a imagem destacada do post como imagem da notificação (imagem grande).
- Pop-up de inscrição: desabilite o popup de inscrição no carregamento da página.
Sugerimos deixar como a ferramenta já configurou. Entretanto, caso queira configurar, de acordo com a sua necessidade, fique à vontade.
Com isso, a cada novo artigo, a própria PushEngage vai automaticamente enviar a notificação Push para novos visitantes. Apenas lembre-se dos limites impostos pela conta gratuita. Apenas 30 avisos por mês para até 200 inscritos.
3 plugins alternativos para adicionar notificações Push no WordPress
A PushEngage, embora consideremos a melhor, não é a única opção disponível. Mostraremos outras, caso queira testá-las.
1. One Signal Free Web Push Notifications
- Tem suporte para Chrome (Desktop e Android), Safari (Mac OS X), Microsoft Edge (Desktop e Android), Opera (Desktop e Android) e Firefox (Desktop e Android) em sites HTTP e HTTPS.
- Notificações Automáticas, desde novos posts ou lembretes se determinado usuário passar x dias sem visitar seu site.
- Notificações específicas com base no idioma, número de vezes que eles visitaram seu blog ou até mesmo através de próprias segmentações.
- Opt-In personalizado.
- Análise em tempo real.
- Teste A/B.
2. Web Push Notifications - Webpushr
- Suporta todos os navegadores populares, como Chrome (Desktop e Android), Firefox (Desktop e Android), Safari (somente Mac OS), Microsoft Edge (Desktop e Android) e Opera (Desktop e Android).
- Notificações automáticas ao publicar novos posts.
- WooCommerce: envia notificações quando se adiciona um novo produto ou diminui o preço de um produto existente.
- Carrinho abandonado WooCommerce: Envia um “lembrete de carrinho abandonado” para reengajar os clientes.
- Estatísticas do assinante: uma visualização resumida do painel de seus assinantes dentro do plug-in.
- Segmentação do usuário.
- Suporte a emoji e imagens grandes.
3. Perfecty Push Notifications
- Auto-hospedado: sem necessidade de integrações de terceiros.
- Migre usuários de outros provedores de Push Notifications como OneSignal.
- Envie notificações push na publicação de postagens. Também suporta postagens personalizadas. Se pode usar a imagem de destaque da postagem ou personalizar o título.
- Cumpra facilmente o RGPD e LGPD: todas as informações das notificações push são processadas e armazenadas no seu servidor.
- Código aberto: sem taxas ocultas e transparência aberta.
- Notificações Push do navegador offline através da API Push. iOS/Safari não são suportados.
Quais as desvantagens das notificações Push no WordPress
Nem só de vantagens vive as notificações Push no WordPress. Entretanto, boa parte do aspecto negativo está em como se usa as notificações para entrar em contato com o usuário. Falaremos sobre elas.
No entanto, fica o nosso aviso: apesar desses pontos negativos, invista em notificações Push no WordPress. Elas têm o potencial imenso de melhorar o tráfego das suas páginas. Dito isso, vamos às desvantagens.
É fácil “errar a dose” e notificar demais os visitantes
Quando se tem o hábito de ver um número elevado de leitores recorrentes através das notificações, é muito fácil exagerar e acabar os notificando de forma irritante. Resultado? Uma queda no número de usuários cadastrados, principalmente para blogs de notícias que postam todos os dias.
Não existe uma resposta de quanto tempo é o ideal entre cada notificação. Isso depende do público, nicho e costume da sua audiência. Por isso, faça testes até descobrir qual o ponto de queda de cadastros.
É um recurso muito utilizado por sites de SPAM
Sites piratas ou de notícias “polêmicas” utilizam muito notificações Push no WordPress aqui no Brasil. Dessa forma, muitos usuários acabam confundindo o recurso com vírus, por terem aceitado as notificações sem querer ao desejar “limpar a tela” de pop-ups para acessar seu site.
Além disso, muitos não sabem como desativar as notificações, fazendo com que isso possa irritá-los. Por isso também o bom senso no número de mensagens.
Conclusão: notificações Push no WordPress
No artigo de hoje mostramos como configurar e instalar notificações Push no WordPress através da PushEngage. Afinal de contas, as notificações desse tipo tendem a gerar um ótimo engajamento, visto o aviso de novas publicações sendo compartilhado automaticamente, todas as vezes que um novo conteúdo é publicado.
Esperamos que o tutorial tenha sido extremamente claro. Qualquer dúvida, fique à vontade para ir até a seção dos comentários e escrever para nós. O quanto antes responderemos.
Obrigado por ter lido até aqui. Um forte abraço! Nos vemos no próximo conteúdo.