Uma landing page pode ser muito útil e eficaz para aumentar de forma considerável a taxa de conversão do seu site WordPress, assim como os já citados Popups.
Com ela, é possível persuadir os visitantes a realizarem uma ação específica, como se inscrever em uma lista de e-mails, realizar uma compra de infoproduto ou até mesmo se cadastrar em determinada promoção.
Nesse conteúdo completo, mostraremos o que é uma landing page, porque você deve ter uma, como aumentar a taxa de conversão da sua página de captura e quais os plugins para criá-la gratuitamente no WordPress. Tudo isso, explicado da forma mais simples e mastigada possível.
O que é lead?
Antes de explicarmos o que é uma landing page, precisamos começar do básico e esclarecer o que é lead.
Lead, de forma geral, é o nome dado ao potencial cliente que demonstrou interesse em um produto ou serviço, por exemplo, preenchendo um formulário de cadastro de e-mails ou clicando em um anúncio nas redes sociais.
Sendo assim, qualquer pessoa que, mesmo indiretamente, mostrou interesse em um produto e se cadastrou para receber comunicações futuras, é considerado um lead.
O que é landing page?
A página de captura, também conhecida como landing page, é uma página que possui o propósito de converter visitantes em leads.
Quando um visitante clica em um anúncio, a landing page é normalmente a primeira página exibida. O design e conteúdo dessa página tendem a ser otimizados para persuadir o visitante a fornecer informações de contato ou realizar uma ação específica.
Por que ter uma landing page?
Porque ela é feita para transformar desconhecidos em leads e, por isso, pode ser um verdadeiro ímã de clientes para sua estratégia digital.
Se você tem um blog no WordPress, por exemplo, pode indicar o link da sua landing page nos conteúdos, fazendo com que ela possa persuadir o usuário a se inscrever, aumentando assim sua taxa de conversão. Mas já que falamos demais nessa taxa, explicaremos o que é ela logo abaixo.
O que é taxa de conversão de uma landing page?
A taxa de conversão de uma landing page é um indicador, uma métrica, uma medida que verifica a eficácia da página em converter os usuários em leads.
Ela é calculada dividindo o número de conversões (como o preenchimento de e-mail, cliques em um botão ou até mesmo vendas) pelo número de visitas na página.
Por exemplo, se você teve 1000 visitas na sua landing page e 100 pessoas preencheram o formulário, a taxa de conversão, nessa situação, seria de 10%.
A taxa de conversão é uma métrica essencial para verificar e avaliar o desempenho real da sua landing page e identificar possíveis melhorias a serem feitas.
Uma taxa de conversão baixa, por exemplo, indica que alguma coisa na página não está atraindo ou convencendo seus visitantes a realizarem a devida ação desejada. Por isso, é importante testar diferentes elementos da página, para ver se isso gerará resultados melhores.
Quais os elementos mais comuns em uma landing page?
São vários elementos que compõem uma landing page. Falaremos sobre os mais comuns.
Título
O título de uma landing page é o texto principal (e maior) que aparece no topo da página e que geralmente resume o objetivo do que está sendo mostrado. Tende a ser a primeira coisa que os visitantes vão ver quando acessarem o seu site, e é a primeira, e muitas vezes a única, oportunidade que você tem de causar uma boa impressão.
O título é absurdamente importante, pois é responsável por capturar imediatamente a atenção do usuário e convencê-lo a continuar navegando pela página.
Um título bem elaborado, sem sombra de dúvidas, pode aumentar significativamente o número de conversões e vendas, enquanto um título ruim pode afastar os visitantes e prejudicar os seus resultados.
Como fazer um título melhor?
- Seja claro e objetivo: o título precisa deixar muito claro qual é o objetivo da página
- Use palavras-chave fortes: ao invés de “ganhe dinheiro”, experimente “o método infalível para gerar 2 mil reais mensais trabalhando apenas 2 horas por dia”.
- Use gatilhos mentais: palavras como "gratuito", “últimas vagas”, "limitado", "urgente" e "exclusivo" podem despertar mais ainda o interesse dos visitantes.
Acredite, o título é uma das partes mais importantes da sua landing page. Invista tempo e esforço na sua criação.
Vídeo de apresentação ou imagem do produto
O vídeo de apresentação ou imagem do produto em uma landing page são elementos visuais que ajudam a destacar os benefícios do que está sendo oferecido, além de proporcionar uma experiência mais interativa e visualmente agradável para o usuário.
Para fazer um bom vídeo de apresentação ou imagem do produto, é crucial seguir algumas dicas. Em primeiro lugar, defina qual é o objetivo do vídeo ou imagem e quais informações precisam estar destacadas. Além disso, é importante que o vídeo seja curto, objetivo e direto ao ponto, para que o usuário não desanime ou perca o total interesse durante o decorrer dele. É essencial também que o vídeo ou imagem tenha um bom design e qualidade visual, para transmitir uma imagem mais confiável, uma vez que design ruim tende a ser vinculado a produtos ruins.
Chamada para ação
A chamada para ação (call to action em inglês) é um elemento fundamental em uma landing page. Sem ela, a página de captura perde todo o seu sentido.
É através da chamada para ação que o visitante é convidado a realizar a atitude pretendida. Normalmente representado por um botão com um comando nele, como:
- Se cadastre agora.
- Faça o download.
- Baixe agora mesmo.
A importância do CTA está ligada ao fato de que ele é o elemento que leva diretamente o usuário para a conversão, ou seja, é através dele que a página consegue transformar o visitante em um lead.
Mas como criar uma CTA eficiente? Gerando um botão relativamente grande, chamativo, com texto persuasivo e em coloração destacada de fundo (com contraste). Nesse elemento, é interessante realizar testes A/B para avaliar a diferença deles na conversão geral da página.
Sinais de confiança
Para que seus visitantes cliquem efetivamente no seu call-to-action, é crucial que se crie confiança com depoimentos, revisões, menções de imprensa, número de clientes que já adquiriram o produto ou preencheram o formulário, selos de garantia e certificação de segurança de terceiros (muito comum em lojas virtuais ou telas de pagamento).
Quanto mais sinais de confiança forem mostrados, mais o usuário se sente seguro para seguir o que o que call to action está propondo. Muitas landing pages ainda funcionam sem eles, principalmente devido ao relacionamento prévio com o site ou criador dele, mas são itens fundamentais para escalar o engajamento e resultado da página.
Formulários curtos
Ao criar uma landing page eficiente, é importante pedir apenas as informações essenciais aos visitantes, como o endereço de e-mail ou nome. Já é comprovado que pedir muitas informações pode aumentar consideravelmente a taxa de rejeição em até 50%, pois os visitantes podem não querer preencher muitos campos, tanto por se sentirem inseguros por estarem prestando informações pessoais, quanto por não quererem demorar tanto a realizar a ação que desejam.
Plugins para WordPress para criar landing page
É possível criar landing pages em seu site com vários plugins diferentes. Mostraremos os mais utilizados.
1. Elementor Website Builder – More than Just a Page Builder
O Elementor é a principal plataforma e plugin para construir sites no WordPress. Existem contas de redes sociais e cursos totalmente dedicados a ele, quase como se fosse um universo à parte.
Com um construtor visual intuitivo, o Elementor permite que criadores desenvolvam sites e landing pages profissionais e otimizados. O editor no estilo arrasta-e-solte e o design em tempo real ajudam muito a criação de páginas enquanto as visualiza exatamente como ficarão.
O Elementor vem com recursos prontos para uso, como uma série de widgets dinâmicos, e pode ser integrado a outros serviços.
2. Landing Page Builder – Lead Page – Optin Page – Squeeze Page – WordPress Landing Pages
Crie páginas responsivas facilmente com o Landing Page Builder da PluginOps. Ele é uma ferramenta que permite criar páginas e layouts responsivos com recursos de arrastar e soltar (similar ao Elementor e diversos outros pagebuilders).
O plugin é especialmente projetado para criar landing pages e oferece funcionalidades incríveis para o, autodeclarado, construtor mais robusto do WordPress. O landing page builder pode ser usado com todos os temas WordPress com o máximo de compatibilidade (salvo algumas exceções), permitindo que qualquer pessoa crie páginas exclusivas e únicas sem a real necessidade de programar ou entender de códigos.
3. Landing Page Builder – Free Landing Page Templates
O Ultimate Landing Page Builder é um plug-in, como o nome indica, construtor de Páginas de Destino. Com ele, se pode criar em pouquíssimo tempo páginas de alta conversão sem precisar de conhecimento técnico.
Com modelos prontos para uso, você pode testar diferentes opções para descobrir qual converte melhor. O plug-in vem com recursos como: modelo responsivo, personalizações de cores, CSS e JavaScript personalizados, SEO, modelos pré-projetados e mais de 250 fontes integradas do Google. Ele também funciona com códigos de acesso, formulários de inscrição e contato, e pode ser definido como página inicial.
Dentre os plugins dessa lista, ele é um dos mais fáceis e simples de utilizar.
4. Beaver Builder
O Beaver Builder é um popular plugin do construtor de páginas para sites completos e landing pages. A versão gratuita oferece uma série interessante de módulos de conteúdo, incluindo opções para vídeo, áudio, texto, foto, barra lateral e HTML. Além disso, é possível criar páginas de destino de largura total (ocupando toda a tela do usuário).
A licença premium começa em US$ 99 por ano para sites ilimitados e inclui suporte ao cliente, módulos e modelos de página de destino premium.
Para recursos adicionais como multisite e tema do site do Beaver Builder, o preço é de US$ 199 ou US$ 399 por ano para agências. Porém, a versão gratuita é mais do que suficiente para landing pages simples.
5. Instapages
O Instapage, não é bem um plugin, mas uma ferramenta completa para a construção de landing pages, incluindo um construtor de páginas muito intuitivo, motor de otimização e ferramenta de colaboração.
A plataforma oferece testes A/B, mapas de calor (para saber onde o olhar do usuário se mantém) e substituição dinâmica de texto. Seu criador de páginas tem widgets de arrasta e solta para chamadas para ação e vídeos.
As ferramentas de colaboração, similar ao que vemos em plataformas como Google Drive, permitem feedback instantâneo e edições em tempo real. O plano Core começa em $69/mês, incluindo colaboração em tempo real e 20 integrações. O plano Optimizer de $99/mês oferece testes A/B e heatmaps. Há planos de agências e empresas disponíveis.
6. WPBakery
O WPBakery Page Builder, anteriormente conhecido como Visual Composer, é um construtor de páginas premium bem popular e usado em vários sites, incluindo boa parte dos temas do WordPress na loja ThemeForest.
Ele oferece edição visual (como as outras opções), mas também no back-end, com opções de estilo e possibilidade de adicionar CSS personalizado. Embora não tenha características únicas para a criação de páginas de destino, o plugin possui uma grande comunidade de extensões e é recomendado como um dos principais construtores de página, incluindo as landing pages.
Conclusão - landing page
No artigo de hoje mostramos o que é landing, quais os plugins para criar uma e qual a importância de tê-la no seu site. Esperamos que todas as dúvidas tenham sido tiradas, mas caso queira contribuir ou sugerir algo, entre em contato pela seção de comentários.
Muito obrigado por ler até aqui. Um forte abraço!