Você gostaria de adicionar emojis nos títulos dos posts no WordPress? Essa pode ser uma estratégia interessante para aumentar a taxa de cliques nas postagens do seu blog e destacar seus conteúdos em relação aos concorrentes.
Nesse post, vamos mostrar como adicionar emojis ao seu título, tanto SEO, quanto do próprio site, no WordPress, para ganhar o destaque necessário nos resultados de busca.
Você verá que é um tutorial bem simples de ser feito e que o único desafio será testar se a utilização de emojis teve um impacto relevante na sua estratégia de conteúdo. Fique tranquilo que mostraremos também como fazer isso.
O que são emojis?
Os emojis são ícones ou imagens utilizadas para transmitir ideias, emoções e expressões em mensagens de texto e comunicações online, como conversas no WhatsApp, Instagram ou outras redes sociais. Eles são considerados uma forma de complementar o texto, adicionando “mais humanidade” à comunicação escrita.
Os emojis evoluíram consideravelmente ao longo do tempo e continuam sendo atualizados para refletir tanto a diversidade emocional, quanto cultural. Utilizá-los, pode ser uma forma interessante de aumentar o engajamento nos seus títulos e, com isso, atrair novos visitantes.
Por que adicionar emojis nos títulos dos posts no WordPress?
Porque utilizar emojis torna a sua comunicação mais humana e isso pode aumentar a sua taxa de cliques. Além disso, os buscadores, como o Google, permitem a utilização de emojis, o que nos permite utilizá-los como estratégia de conteúdo.
No exemplo recente acima, temos o link para a comunidade da Nucoin, moeda virtual da Nubank. Além do título padrão “Nu ao Milhão”, note a adição de dois emojis.
Embora seja pouco usual nos resultados de busca, é possível inserir os emojis na meta-descrição e apenas no seu site, se for da sua vontade. Mostraremos como fazer isso logo adiante.
O que levar em consideração antes de adicionar emojis nos títulos dos posts no WordPress?
Emojis, embora possam servir para melhorar suas conversões no site, podem também surtir o efeito contrário. Por isso, é necessário ponderar antes de aplicá-los à sua estratégia. Atente, por exemplo, para os seguintes tópicos:
Emojis em excesso podem ser vinculados a sites de SPAM
Infelizmente, devido a características de mensagens de SPAM tentarem parecer o mais humana possível, acabam exagerando no uso de emojis e gerando um estereótipo de comunicação não confiável. Isso não significa que se deva evitar emojis, mas o excesso deles pode ser prejudicial.
Nos títulos, por exemplo, utilize apenas um. No seu texto, utilize apenas quando deseja emitir uma sensação emocional mais intensa.
Por exemplo, veja as duas sentenças abaixo:
- “A melhor maneira de alavancar seus resultados é ter uma estratégia certeira! 🎯”
- “🫵 Você é a única pessoa responsável pelo sucesso do seu blog”.
Percebe como o uso de emojis acaba impactando positivamente a comunicação? Se forem usados de forma correta, o potencial da sua mensagem é elevado consideravelmente.
Considere o seu público
Se o seu blog ou site for de um assunto mais sério, como Direito, utilizar emojis pode parecer não condizente com seu público. Isso acaba por afastá-lo por não considerar sua comunicação séria o suficiente para o propósito dela. É claro que, a depender do contexto e do seu posicionamento, o uso de emojis não influenciará negativamente sua audiência, mas é interessante considerar esse possível efeito.
Emojis não são substitutos de palavras
Algumas pessoas entendem que emojis foram feitos para substituir palavras. Porém, eles são complementares a elas. Portanto, evite o erro de “comer palavras” e as escreva integralmente, usando o emoji apenas como um ajudante do sentido da frase.
Utilize emojis com significados claros
Existem alguns emojis utilizados para fins diferentes… Logo, cuidado com eles por terem duplo sentido. Os mais comuns são: 🍆🍌🍑🔥😈💦👌🍩
Não significa, claro, que eles sejam proibidos. Se você está falando sobre os benefícios de uma alimentação com frutas e verduras, tudo bem utilizá-las.
Se possui um blog sobre doces, tudo bem utilizar o emoji de rosquinha. A questão é apenas tomar cuidado para não escrever algo que possa ser mal interpretado.
Utilize emojis que funcionam tanto em fundo branco, quanto preto
Se for utilizar emojis no seu título SEO (aquele que aparece nas buscas), atente para usar aqueles que funcionam bem em fundo branco (como o da pesquisa padrão do Google), quanto em fundo preto (pesquisa da aba anônima).
Como usar emojis nos títulos dos posts no WordPress (dentro do blog)
Abaixo mostraremos como utilizar emojis no títulos dos posts no WordPress. O tutorial, por si só, é bem fácil. Explicaremos o mais detalhado possível, mas saiba que existem diversas maneiras de se fazer isso, utilizaremos a que, no nosso ponto de vista, é a mais fácil.
1. Edite a sua publicação
Assim que entrar na área administrativa do WordPress, vá em Posts → Todos os Posts, selecione o post que deseja alterar o título e clique em editar. Utilizaremos como exemplo o nosso post SEO x Inteligência Artificial: O guia completo para 2023.
2. Utilize o atalho de emojis do Windows
Uma vez que a tela de edição da postagem esteja aberta, podemos inserir os emojis que desejamos no título da publicação. Para isso, clique no título para alterá-lo, e se estiver utilizando o Windows, tecle o atalho Windows + . (botão com logotipo do Windows + a tecla que insere o ponto final). Em algumas versões, pode ser que essa tecla de atalho seja Windows + ; (botão com logotipo do Windows + a tecla que insere ponto e vírgula). Feito isso, será aberto o menu de emojis.
Assim, basta clicar no deseja e adicionar no seu título. O nosso ficou assim, por exemplo.
O que fazer se não tiver Windows ou preferir outra forma de encontrar emojis?
Outra maneira de utilizar emojis é utilizar sites como o getemoji, copiar o emoji que deseja e colar ele na seção responsável pelo título.
Como adicionar emojis nos títulos dos posts no WordPress (resultados de busca)
Se quiser que os emojis apareçam também nos resultados das buscas, ao invés de apenas no título das postagens dentro do blog, é necessário alterar os títulos no seu plugin de SEO.
No Yoast SEO, por exemplo, basta alterar a seção “Título SEO”
Lembrando que esse passo pode variar a depender do seu plugin de SEO.
Perguntas frequentes sobre emojis nos títulos dos posts no WordPress
O Canal Google Search Central, da própria Google, informou (nesse trecho do vídeo) que você pode utilizar emojis em suas páginas, até mesmo nos títulos, mas não isso não afetará seu site em relação ao SEO. Nem positiva, nem negativamente.
Portanto, a utilização de emojis é mais para humanizar sua marca, testar diferentes estratégias de conteúdo e verificar se há um aumento real na sua taxa de cliques.
Não existe uma regra para isso. Entretanto, em SEO há a recomendação da palavra-chave sempre vir o mais a direita possível, sendo o primeiro texto a ser destacado. Por exemplo, suponha que você esteja escrevendo um conteúdo com o tema “como cortar cebola sem chorar”. São possíveis títulos:
"6 maneiras de como cortar cebola sem chorar" ou "Como cortar cebola sem chorar: descubra 6 maneiras".
A primeira versão do título funciona e também pode ranquear muito bem, mas a recomendada é a segunda forma, destacando primeiro a palavra-chave.
Estamos falando, claro, do seu título SEO, aquele que aparece nas buscas. Se tratando do título que aparece dentro do seu site, não é necessário seguir essa recomendação. Basta utilizar o emoji onde desejar.
Existem vários deles, os mais conhecidos são:
😋 Get Emoji — All Emojis to ✂️ Copy and 📋 Paste 👌 (falamos no tutorial acima), Emojis para copiar - invertexto e
Piliapp - emojilist.
A decisão de usar (ou não) emojis no seu site ou blog depende do seu público e do estilo de comunicação que você deseja. Se for utilizá-los, faça com moderação, mantendo o equilíbrio entre a expressão visual e o conteúdo. Isso pode ajudar a criar uma experiência mais cativante (e diferente) para seus leitores.
É possível, por exemplo, realizar um teste A/B com uma versão do seu post com emojis e uma versão sem. Ou apenas criar as novas postagens com essa abordagem e ver se o seu engajamento se mostra diferente. O importante é verificar se funciona para o seu contexto e negócio.
É crucial verificar se não existe um plugin de segurança, cache ou otimização de imagens impedindo o carregamento dos emojis. Esses três são os mais comuns a apresentar esse tipo de problema. Os plugins de segurança acabam afetando elementos incomuns; os de cache podem não preservar os emojis na memória rápida, impedindo deles serem mostrados; e os de otimização de imagem pode desativá-los para que o site carregue com mais velocidade.
Conclusão
No artigo de hoje mostramos como utilizar emojis no títulos dos posts no WordPress, um tutorial simples, mas que com certeza te ajudará a trazer um conteúdo mais dinâmico e vivo para a sua audiência.
Por favor, nos avise se deu tudo certo pela seção dos comentários. Queremos ter a certeza de que a utilização de emojis funcionou como deveria.
Obrigado por ler até aqui. Um forte abraço!