Como desativar as notificações (irritantes) de atualização do WordPress no seu e-mail

Desativar as notificações de atualização automática do WordPress pode te poupar distrações e enchimento da sua caixa de entrada.

  • 11 min. de leitura
Foto de Lucas Tavares
desativar as notificações de atualização automática do wordpress

Você gostaria de desativar as notificações de atualização automática do WordPress que chegam na sua caixa de entrada constantemente? 

Por padrão, essas notificações para atualizações de plugins, temas e do próprio WordPress são ativadas como uma espécie de confirmação de que está “tudo nos conformes”, sendo uma espécie de resposta direta ao usuário. Porém, sabemos o quanto, para muitos, essas mensagens podem ser consideradas irritantes.

Nesse artigo completo, mostraremos como desativar, de maneira fácil, as notificações de atualização automática por e-mail do WordPress. Você verá, no decorrer desse processo, o quanto cancelar a notificação dessas mensagens pode ser algo simples e facilmente alcançado.

O que são atualizações no WordPress?

As atualizações do WordPress são pequenas melhorias para o seu site implementada pela equipe de programadores responsáveis pelo CMS. A cada certo período, a depender da equipe de desenvolvimento, os criadores do WordPress lançam melhorias e correções para o sistema central do WordPress, fazendo com que esteja plenamente seguro e sem bugs comuns de todo sistema digital. Essas melhorias podem abranger várias áreas, desde melhorias na estabilidade até novos recursos que aprimoram a experiência dos visitantes.

Quando se trata de atualizações, é importante estar ciente de duas categorias principais: atualizações principais (ou atualizações do "core") e atualizações de plugins e temas

Atualizações principais

As atualizações principais tratam da estrutura central do WordPress (do “core”, como também é conhecido), como sua base de código e funcionalidades fundamentais. No blog oficial da plataforma, eles mostram o que cada nova atualização traz, quais os programadores envolvidos e como utilizar as principais novas funcionalidades.

Atualizações de plugins e temas

Já as atualizações de plugins e temas estão relacionadas às extensões adicionadas ao site para funcionalidades específicas. Esse tipo de atualização não tem a ver com a equipe principal do WordPress e sim de outros colaboradores que desenvolvem soluções, gratuitas ou não, como plugins e temas específicos.

Agora que sabe o que são atualizações, podemos explicar o que são atualizações automáticas do WordPress.

O que são atualizações automáticas no WordPress?

Como o nome já indica, as atualizações automáticas do WordPress são atualizações que o sistema faz sem a necessidade do usuário ativá-las manualmente. É um recurso interessante que te poupa trabalho e te faz ter tempo para as tarefas que realmente são necessárias. Porém, há algumas ressalvas que devem ser feitas. 

As desvantagens das atualizações automáticas no WordPress

Como dito anteriormente, as atualizações automáticas são benéficas por manter seu site atualizado com as últimas configurações de segurança, mesmo quando se está ocupado para realizá-las manualmente. Isso serve para assegurar que o site está protegido.

Entretanto, as atualizações automáticas também têm suas desvantagens e poucas pessoas falam sobre elas. Uma das principais preocupações é o fato de uma atualização automática poder gerar conflitos de compatibilidade com plugins ou temas instalados no seu site. Essa situação acontece porque os desenvolvedores de plugins e temas podem não ter tido o tempo necessário para verificar suas extensões com atualizações mais recentes do WordPress antes de serem lançadas.

Os conflitos gerados pela incompatibilidade da versão do WordPress com as extensões podem levar a mensagens de erro, funcionalidades quebradas ou até mesmo a incompatibilidade completa do site, gerando em telas brancas ou avisos de erros que impede o visitante de acessar o site como deveriam. 

Além desse fato, algumas atualizações automáticas podem trazer novas mudanças na interface ou no fluxo de criação de conteúdo que podem confundir os usuários ou exigir uma curva de aprendizado mais elevada, o que pode gerar desconforto, especialmente aqueles que estão acostumados com a versão anterior.

Normalmente, quando isso acontece, o próprio WordPress gera soluções. Isso aconteceu, por exemplo, quando o novo editor de textos, o Gutenberg, entrou em vigor. Alguns outros plugins traziam o editor antigo, caso algum usuário sentisse dificuldade ou rejeitasse o novo.

Mesmo com as possíveis desvantagens devo permitir as atualizações automáticas?

Sim. As chances de incompatibilidade entre as versões do WordPress e as extensões só são altas se houver um número extenso de plugins instalados, o que não é recomendável, do ponto de vista da velocidade de carregamento de um site. As atualizações automáticas te ajudam muito a manter o sistema seguro e a impedir possíveis ataques

Antigamente, quando não existia a possibilidade de atualizar automaticamente o WordPress, muitos sites eram atacados por não atualizarem o sistema por conta própria.

O que são as notificações de atualização automática no WordPress?

Como forma de garantir a integridade da instalação e não prejudicar os usuários com possíveis brechas, o WordPress criou o recurso de instalar as atualizações necessárias para o sistema automaticamente e notificar os usuários pelo e-mail do responsável pelo site. Algo importante, não é mesmo? No entanto, para muitos, a notificação é chata e acaba sendo mais frequente do que gostariam, principalmente se houverem muitos sites sob o mesmo e-mail. 

Pensando nisso, mostraremos nos próximos tópicos como desativá-las, mas antes é necessária a reflexão de saber se a vale a pena desativá-las.

Vale a pena desativar as notificações de atualização automática do WordPress?

Claramente, as notificações de atualização automática do WordPress são um recurso incrível para te manter informado sobre melhorias e correções do sistema. Elas garantem que esteja ciente das atualizações implementadas, permitindo que tome medidas corretas para manter seu site seguro e otimizado.

Porém, desativar as notificações pode fazer com que:

  • Não saiba quando uma atualização foi implementada e, caso gere um erro no site, não saberá que foi devido a essa atualização.
  • Esteja “por fora” do que acontece no seu site, caso seja composto por páginas estáticas em que não se acessa o painel regularmente. 
  • Desconhecimento da frequência de atualização do seu site.

Por outro lado, as desativando se tem benefícios como

  • Não se preocupar com a atualização do site, já que está sendo feita de forma automática. 
  • Economizar atenção nos seus e-mails, pois não será notificado. 
  • Menos armazenamento no seu servidor de e-mails. Mesmo que o conteúdo das mensagens seja leve, o acúmulo delas pode ser significativo.

Como verificar se a atualização automática dos plugins está ativada ou desativada?

Vá ao menu lateral do WordPress → Plugins → Plugins instalados e ative as atualizações automáticas no canto direito de cada plugin. Aconselhamos deixar a atualização automática para ter a certeza de que todos os plugins estarão atualizados constantemente.

Caso queira desativar as atualizações automáticas, o processo é o mesmo.

ativar atualizações automáticas

Como verificar se a atualização automática dos plugins está ativada ou desativada?

De forma similar à verificação de plugins, vá ao menu lateral do WordPress → Aparência → Temas e clique no seu tema. Com o pop-up aberto, clique em “ativar atualizações automáticas”.

ativar atualizações automáticas

Como desativar as notificações de atualização automática do WordPress?

Existem duas principais formas de desativas as notificações de atualização automática do WordPress no seu e-mail. A primeira é via código (implementada via plugin). E a segunda é através de um plugin que gerencia diretamente esses e-mails de notificação.

Método 1: desativar as notificações de atualização automática do WordPress via código

O método a seguir necessita de adição de código aos arquivos WordPress. Se ainda não sabe como fazer isso, já ensinamos no guia melhores práticas para editar arquivos do seu site.

Para isso, insira o código que mostraremos mais abaixo ao seu arquivo functions.php (o que pode gerar um erro no seu site, se for feito de forma errada) ou utilize plugins como o WPCode – Insert Headers and Footers + Custom Code Snippets – WordPress Code Manager (muito mais seguro e usaremos ele para explicar).

O WPCode te deixa adicionar trechos de códigos personalizados (como o que ainda vamos te passar) sem a necessidade de mexer no arquivo functions.php. 

Além do mais, a extensão tem uma vasta biblioteca com trechos de códigos verificados e funcionais para soluções populares dentro do WordPress, como remover o número da versão do WordPress, desativar comentários, dentre outros.

1. Com o plugin instalado, vá ao menu lateral do WordPress → Code Snippets → + Add Snippet.

add snippet

2. Na nova tela que aparecer procure a opção “Disable Automatic Updates Emails” e clique em “Use snippet”. 

desativar as notificações de atualização automática do WordPress

O código mostrado será: 

// Disable auto-update emails.

add_filter( 'auto_core_update_send_email', '__return_false' );

// Disable auto-update emails for plugins.

add_filter( 'auto_plugin_update_send_email', '__return_false' );

// Disable auto-update emails for themes.

add_filter( 'auto_theme_update_send_email', '__return_false' );

Lembrando que esse código pode ser utilizado direto no functions.php, se preferir. Caso não esteja acostumado com os código do WordPress, o primeiro “add_filter” desativa os e-mail das atualizações principais do WordPress, o segundo desabilita os avisos de atualizações de plugins e o terceiro impede as notificações de atualização de temas

3. Com isso, basta ativar o código para “Active” no menu superior direito e depois em “Update”.

update

Método 2: desativar as notificações de atualização automática do WordPress via plugin

Caso queira um plugin para gerenciar toda a parte de notificações de e-mail do seu site, o Manage Notification E-mails cumpre bem esse papel.

1. Após instalado vá em Configurações → Notification E-mails

Notification e-mails

2. Nas “Opções de e-mail para administradores”, desmarque as opções:

  • E-mail de atualização automática dos arquivos básicos do WordPress.
  • E-mail de atualização automática de plugins do WordPress.
  • e E-mail de atualização automática de temas do WordPress.
desativar as notificações de atualização automática do WordPress

3. Basta salvar as configurações para que nunca mais esse tipo de e-mail te incomode.

Dúvidas frequentes sobre como desativar as notificações de atualização do WordPress

Como reativar as notificações de atualizações?

Caso queira reativas as notificações de atualizações do WordPress via e-mail, basta desinstalar os respectivos plugins que todas as alterações feitas por eles vão ser desfeitas. Lembrando que se utilizou o primeiro plugin, o WPCode, e fez uso de alguns snippets da biblioteca delas, esses snippets também serão desativados.

Desativar as notificações de atualização automática afetará a segurança do meu site?

Não. O que afetará a segurança do seu site e se desativar as atualizações propriamente ditas, mas não há problema, nesse sentido, em desativar as notificações.

No entanto, sem esses e-mails, você pode não ficar ciente das atualizações recentes do WordPress, plugins ou temas, o que pode, de forma indireta, afetar a segurança do seu site. Como? Por exemplo, pode não perceber se uma atualização falhar ou se ela corrige uma vulnerabilidade de segurança crítica.

Portanto, é recomendável que, mesmo se desativar as notificações, continuar checando regularmente a página de atualizações do WordPress, para, com isso, garantir a segurança e a integridade do site. Você também deve considerar utilizar um sistema de gerenciamento de atualizações ou serviço que pode monitorar e informá-lo sobre qualquer questão de segurança ou atualização disponível.

Desativar as notificações de atualização automática interromperá as atualizações automáticas?

Não. Desativar as notificações de atualização automática não interromperá as atualizações automáticas em si. Elas continuarão funcionando normalmente, porque as notificações são apenas alertas que informam quando determinada atualização foi realizada.

No entanto, é importante entender que sem essas notificações, você não será notificado automaticamente quando as atualizações forem realizadas, o que poderia resultar em não estar ciente das mudanças mais recentes do seu site caso não o monitore regularmente.

As notificações de atualização automática afetam o desempenho do site de alguma maneira?

Não, as notificações de atualização automática do WordPress não geram impacto direto no desempenho ou carregamento do seu site. As notificações são apenas e-mails enviados para o endereço de correio eletrônico do administrador do site quando uma atualização automática é realizada no WordPress, plugins ou temas.

Conclusão

No artigo de hoje, você viu como desativar as notificações de atualizações automáticas do WordPress. Nos diga nos comentários, por favor, se deu certo seguir o tutorial. Queremos saber se os e-mails de atualizações deixaram de encher a sua caixa de entrada. 

Obrigado por ler até aqui. Um forte abraço!