Descobrir se um site foi feito com WordPress é uma tarefa relativamente fácil para quem está habituado com o mesmo, mas para quem não é da área pode ser uma tarefa um pouco mais complicada. Por esse motivo mostraremos neste tutorial como descobrir se o site foi construído com WordPress.
É praticamente impossível esconder que o WordPress foi usado no desenvolvimento do website, mesmo usando plugins como WP Hide um usuário mais experiente vai detectar o WordPress no site.
3 formas de saber se o site utiliza o WordPress
Para saber se o site utiliza o WordPress basta utilizar um dos três métodos abaixo.
1. Analisando o código-fonte do site
Para descobrir se um site utiliza o WordPress, siga os passos abaixo:
- Acesse o site que você deseja obter a informação.
- Pressione as teclas CTRL + U ou clique com o botão direito do mouse na tela e selecione a opção “Exibir código fonte da página”.
- Procure por “wp-content”, “wp-includes” ou “wp-json”.
Caso algum desses nomes forem encontrados é sinal que o site foi construído com WordPress.
Uma análise rápida do código fonte também permite saber se o site foi construído com o WordPress, visto que o WordPress carrega plugins com assinaturas e tem uma estrutura bastante específica, como no exemplo abaixo:
2. Ferramenta para detectar WordPress
A ferramenta IsItWP permite identificar se o site usa o WordPress em sua construção. Além disso, também possibilita descobrir o tema do WordPress. Para isso, siga os passos abaixo:
- Acesse o site da ferramenta IsItWP.
- Informe o endereço do site no primeiro campo.
- Clique em “Analyze Website”.
Caso o site utilize o WordPress você vai ver uma mensagem semelhante ao print abaixo:
3. Analisando o rodapé do site
Muitos websites fazem questão de informar que foram construídos utilizando o WordPress. Normalmente eles inserem no rodapé da página a frase “powered by WordPress” ou “desenvolvido com WordPress”. Neste caso uma simples análise visual do rodapé (parte inferior) do site permite identificar que o WordPress foi utilizado no desenvolvimento do site.
É claro que essa dica não vai servir para todos os sites, mas existe uma grande quantidade de sites que fazem questão de exibir que foram desenvolvidos com o WordPress.
Conclusão
Viu como é fácil saber quando um site utiliza o WordPress? agora quando você se deparar com um site bacana poderá usar essas dicas para identificar se ele usa o WordPress.
Como dito anteriormente é praticamente impossível esconder todos os sinais de que o site utiliza o WordPress.