Se você está procurando maneiras de aumentar as vendas no WooCommerce, esse artigo é perfeito para você. Nele, vamos explorar quais ações práticas podem ser tomadas se quiser vender mais imediatamente.
Afinal de contas, de nada adianta ter sua loja devidamente publicada se ela está gerando quase ou nenhum lucro para você, não é mesmo? Então nossa sugestão é que aplique cada uma dessas 5 dicas uma a uma, para garantir que seu faturamento possa ser o mais alto em toda a história da sua marca.
O que é o WooCommerce?
WooCommerce é um plugin de comércio eletrônico para WordPress, permitindo a criação de lojas online personalizadas para vender produtos e serviços.
Por exemplo, imagine que você tem um blog sobre moda e queira começar a vender suas próprias roupas. Instalando o WooCommerce, seu blog pode virar uma loja, onde você expõe produtos, configura preços, gerencia estoque e recebe pagamentos.
Detalhe: não estamos falando que você terá uma loja à parte do seu blog. É uma loja integrada ao seu blog, pegando a mesma estrutura, identidade visual, tema e recursos do seu site.
A grande vantagem do WooCommerce é possuir inúmeros plugins que aumentam, ainda mais, as possibilidades. Você pode listar seus produtos, calcular frete, definir horários de entrega e até receber pagamentos antecipadamente pelo site.
Como aumentar as vendas no WooCommerce?
Cada uma das dicas a seguir vai te ajudar direta e indiretamente a vender, então coloque todas em prática.
1. Tenha uma hospedagem de alta qualidade
Ter uma hospedagem de alta qualidade e velocidade é super importante para aumentar as vendas no WooCommerce por várias razões. Primeiro, a velocidade do site afeta diretamente a experiência do usuário. Se o seu site demora para carregar, as pessoas podem ficar impacientes e sair antes mesmo de verem seus produtos.
Sem falar que a velocidade do site também influencia seu ranking nos motores de busca, como o Google. Sites mais rápidos tendem a aparecer mais acima nos resultados de pesquisa, o que significa mais visibilidade para sua loja e mais chances de venda.
É importante destacar também que uma hospedagem de qualidade garante que seu site esteja sempre disponível, sem quedas ou interrupções, o que é muito importante. Imagine que alguém queira comprar algo urgentemente e seu site está fora do ar. Você acaba perdendo a venda e, talvez, até um cliente fiel.
Mesmo dizendo tudo isso, ainda resta a dúvida: mas qual é a melhor hospedagem atualmente? Por serem muitas empresas, isso acaba confundindo e mais atrapalhando do que ajudando.
Felizmente, fizemos todo esse trabalho de análise para você: a Hostinger é a melhor opção do momento quando se fala em hospedagem de sites, incluindo lojas virtuais feitas com o WooCommerce.
Eles são conhecidos por oferecer um bom equilíbrio entre preço e desempenho, com planos acessíveis que podem ser uma ótima escolha para quem está começando ou para quem busca otimizar custos sem sacrificar a qualidade.
A empresa oferece suporte 24/7 (24 horas por dia e 7 dias por semana, inclusive feriados), o que significa que você pode contar com ajuda a qualquer momento se enfrentar algum problema.
A velocidade de carregamento das páginas é outro ponto positivo. A Hostinger investe em tecnologia de ponta para garantir que os sites hospedados em seus servidores carreguem rapidamente, o que, como já falamos, é super importante para a experiência do usuário e para o SEO.
Quanto custa tudo isso? 90 reais por mês? 150 reais por mês? Não. Os planos começam a partir de 13 reais por mês. Um absurdo de tão barato.
2. Instale um plugin de cache
Um plugin de cache é uma extensão para WordPress que ajuda seu site a carregar mais rápido.
Quando alguém visita seu site, normalmente o servidor precisa processar várias informações antes de mostrar a página ao usuário. Isso pode incluir acessar o banco de dados, carregar textos, imagens, e assim por diante. Com um plugin de cache, essa informação é processada uma vez e depois guardada (ou "cacheada") para que nas próximas visitas, em vez de processar tudo de novo, o site apresenta essa versão guardada, que carrega bem mais rápido.
É como se, na primeira visita, o site preparasse um atalho para que as próximas visitas sejam mais rápidas. Isso não só melhora a experiência do usuário, como também pode ajudar nas vendas, uma vez que ele terá acesso imediato às páginas que precisa para comprar de você, sem engasgos, sem erros e sem atrasos.
Os plugins de cache mais recomendados são:
W3 Total Cache
Este é um dos plugins de cache mais conhecidos e usados na comunidade WordPress. Ele oferece várias funções de otimização do desempenho do seu site, como cache de página, cache de objeto, cache de banco de dados e muito mais.
É bem personalizável, o que é ótimo para quem tem conhecimento técnico.
WP Super Cache
Esse plugin é conhecido principalmente pela facilidade de uso e configuração simples. Ele gera arquivos HTML estáticos a partir do seu blog WordPress dinâmico.
Depois que um arquivo HTML é gerado, seu servidor vai servir esse arquivo ao invés de processar os scripts WordPress mais pesados, o que acelera bastante o carregamento.
WP Rocket
Diferente dos outros, este é um plugin premium, ou seja, pago. Mas muitos usuários consideram que vale a pena pelo desempenho que oferece.
Ele é muito fácil de configurar e vem com uma série de recursos de otimização, além de cache, como minificação de CSS e JavaScript, lazy loading de imagens, compatibilidade com CDN e muito mais.
Detalhe: ele é pago, custa em dólar e pode ser substituído por outros plugins de cache gratuitos. Mas sem sombra de dúvidas, é o melhor plugin de cache do mercado. Pode ser um retorno de ótimo investimento para sua loja, desde que configurado corretamente.
WP Fastest Cache
É o plugin mais simples de cache para WordPress. Se for a sua primeira vez utilizando extensões desse tipo, recomendamos o WP Fastest Cache.
Com ele, é só marcar os checkboxes e salvar as alterações. Fácil assim! Dessa forma, seu site já estará otimizado.
3. Faça SEO local
Ter um bom SEO local é super importante para aumentar suas vendas no WooCommerce, ainda mais se você tem uma loja física ou oferece serviços numa área específica.
O SEO local ajuda seu negócio a aparecer nos resultados de pesquisa quando alguém procura por produtos ou serviços perto de onde está.
Por exemplo, vamos imaginar que alguém está procurando por "loja de produtos nerds/geeks perto de mim" no Google.
Se o seu site tem um bom SEO local, ele tem mais chances de aparecer nos primeiros resultados. Isso significa que pessoas próximas a você, que estão procurando o que você oferece, vão te encontrar com muito mais facilidade.
Além disso, aparecer nos resultados de pesquisa locais pode te dar mais credibilidade e confiança. As pessoas muitas vezes preferem comprar de lojas próximas ou de negócios locais, ainda mais se precisarem do produto ou serviço rapidamente.
Como colocar o SEO Local em prática? O Google Meu Negócio, as palavras-chave locais e as avaliações são um ótimo começo!
Google meu negócio
Vamos começar pelo Google Meu Negócio. Basicamente, ele é uma ferramenta gratuita do Google que permite que você crie um perfil para o seu negócio.
Esse perfil aparece quando as pessoas buscam no Google por serviços ou produtos como os seus, principalmente quando a busca tem um caráter local, como "cafeteria perto de mim".
Além de aparecer nos resultados de busca, seu negócio também pode ser exibido no Google Maps, o que é ótimo para atrair clientes.
Aqui, você pode colocar informações como seu endereço, horário de funcionamento, fotos do seu estabelecimento e até mesmo responder a perguntas dos clientes.
Palavras-chave locais
Palavras-chave locais são palavras ou frases que as pessoas digitam no Google quando estão procurando por algo específico na região onde estão.
Por exemplo, se você tem uma loja de brinquedos em Porto Alegre, você vai querer usar palavras-chave como "loja de brinquedos em Porto Alegre" no conteúdo do seu site, nos títulos, nas descrições, etc.
Isso ajuda o Google a entender que seu negócio é relevante para quem está buscando esse tipo de serviço naquela área, aumentando as chances de seu site aparecer nos resultados de busca.
Avaliações
As avaliações são essenciais porque funcionam como um boca a boca digital. Quando as pessoas estão pensando em comprar algo, muitas vezes olham as avaliações para ver o que outras pessoas acharam.
Ter avaliações positivas no seu perfil do Google Meu Negócio pode ser um grande diferencial. Sem falar no fato de que de além de melhorar sua visibilidade nos resultados de busca, boas avaliações podem convencer alguém que está em cima do muro a escolher seu produto ou serviço.
É interessante incentivar seus clientes satisfeitos a deixarem uma avaliação positiva, pois isso pode realmente ajudar a atrair mais negócios.
4. Faça upsells
Upsell é uma estratégia de venda onde você oferece aos clientes um produto complementar ao que eles já estão interessados em comprar.
É como quando você vai no Mc Donald’s, pede um hambúrguer e o caixa pergunta se você não quer adicionar uma batata frita grande por apenas 3 reais a mais.
Essa estratégia pode ajudar sua loja virtual no WooCommerce a aumentar o valor médio das compras, porque encoraja os clientes a gastarem um pouco mais, o que melhora a experiência de compra com produtos que realmente agregam valor.
Usar upsells na sua loja WooCommerce pode ser feito de várias maneiras, como:
- Produtos relacionados: mostre produtos relacionados na página do produto que o cliente está visualizando. Por exemplo, se alguém está olhando para uma câmera fotográfica, mostre lentes ou tripés como produtos de upsell.
- No checkout: quando o cliente for finalizar a compra, você pode sugerir itens que complementem o que ele já está levando. Se alguém está comprando uma escova de cabelo, por que não sugerir um bom shampoo e condicionador em um valor promocional?
- Pós-venda: Depois da compra, você pode enviar um e-mail para o cliente agradecendo e sugerindo produtos que complementem o que ele comprou. Por exemplo, se alguém comprou um livro de receitas, você pode sugerir utensílios de cozinha.
- Ofertas limitadas e de uma página só: crie um senso de urgência com ofertas por tempo limitado para produtos que seriam um bom upsell. Isso pode incentivar os clientes a tomarem uma decisão rápida para aproveitar a oferta. Isso é comum em páginas de obrigado.
- Pacotes de produtos: ofereça pacotes de produtos a um preço especial. Se o cliente perceber que está fazendo um bom negócio comprando um conjunto de itens juntos, ele pode ser mais propenso a aumentar o valor da compra.
Para aplicar essas técnicas na sua loja WooCommerce, você pode usar plugins específicos de upsell que permitem configurar essas recomendações e ofertas de forma automática, baseada no que o cliente está comprando ou já comprou.
Alguns exemplos são:
5. Utilize e-mail marketing
E-mail marketing é uma forma de você se comunicar diretamente com seus clientes ou potenciais clientes por e-mail.
Sabe quando te oferecem um ebook gratuito e você precisa digitar seu e-mail para receber? Isso é uma isca digital para conseguirem seu e-mail para entrarem em contato com você.
Agora, por que isso pode ajudar a aumentar as vendas no WooCommerce? Bem, tem vários motivos. Primeiro, é super pessoal. Você pode personalizar suas mensagens com o nome do cliente, mostrar produtos baseados no que ele já comprou ou mostrou interesse, o que faz com que a mensagem seja mais relevante para quem lê.
Segundo, é uma forma de manter o relacionamento. Mesmo que alguém não compre de primeira, receber e-mails com conteúdo útil ou ofertas interessantes pode manter seu negócio na mente dessa pessoa. Quando ela estiver pronta para comprar, vai lembrar de você.
Terceiro, é ótimo para promover ofertas e novidades. Lançou um produto novo? Tem uma promoção rolando? O e-mail marketing te dá uma forma direta de contar isso para um monte de gente de uma vez só.
E como você pode medir exatamente quantas pessoas abriram o e-mail e clicaram nas ofertas, dá para ter uma ideia bem clara de como suas campanhas estão performando.
Para aplicar e-mail marketing na sua loja WooCommerce, você pode começar coletando os e-mails dos seus clientes com a permissão deles, claro.
Depois, usando ferramentas de e-mail marketing, você cria suas campanhas, segmenta seu público (para mandar mensagens mais personalizadas) e analisa os resultados para ir melhorando suas estratégias.
Algumas delas são:
- Mailchimp: muito amigável para quem está começando, com templates prontos e análises legais para acompanhar suas campanhas.
- Constant Contact: tem um ótimo suporte e é bem fácil de usar, com muitas opções de personalização.
- GetResponse: além de e-mails, permite criar landing pages e funis de automação de marketing.
- ActiveCampaign: focado em automação de marketing, é ótimo para criar campanhas personalizadas baseadas no comportamento dos usuários.
Conclusão: aumentar vendas no WooCommerce
No artigo de hoje mostramos estratégias para aumentar vendas no WooCommerce, esperamos que todas as estratégias citadas sejam colocadas em prática. Assim, é possível aumentar as suas vendas ou, pelo menos, a exposição dos seus produtos.
Lembrando que cada loja possui variações que também podem afetar o resultado, então otimize tudo o que for possível das suas páginas e trabalhe para que o processo de vendas seja o mais simples para sua audiência.
Qualquer dúvida ou sugestão, por favor, entre em contato nos comentários. Obrigado por ler até aqui. Um forte abraço!