Assim como todo recurso em programação, é necessário atualizar o que for possível para garantir a segurança do nosso site, o mesmo serve para a famosa biblioteca JavaScript. Atualizar o jQuery do WordPress garante que hackers não possam se aproveitar de falhas para roubar dados e até mesmo se apoderar da sua instalação.
Entretanto, sabemos que esse tipo de assunto tende a ser muito técnico e afastar usuários iniciantes. Por causa disso, elaboramos um tutorial simples, fácil de seguir e que será esclarecedor no decorrer do conteúdo.
Pedimos apenas que leia o post até o final e escreva suas dúvidas, se houverem, na seção de comentários. Sempre que possível, passamos lá para garantir que tudo tenha sido completamente entendido.
Porém, antes de explicar como atualizar o JQuery, precisamos definir o que ele é, e isso só é possível através do Javascript.
O que é Javascript
Javascript é uma linguagem de programação de script de alto nível que funciona em conjunto com as principais linguagens de marcação, programação e estilo na web, como HTML, CSS e PHP.
Para facilitar a programação com Javascript, foram criadas diversas bibliotecas diferentes, com recursos mais acessíveis e simples de serem utilizados por sites, a mais conhecida de todas é a JQuery, usada especialmente pelo WordPress.
O que é JQuery
De forma geral, o JQuery é uma biblioteca de código Javascript. Ou seja, é um conjunto de funções javascripts pré-criadas. O WordPress adotou o JQuery de forma definitiva e muitas das suas funções precisam da versão mais recente do JQuery para funcionar com estabilidade e segurança.
Por que atualizar o JQuery no seu WordPress?
Pode acontecer da versão do JQuery utilizada em temas ou plugins estarem desatualizadas, dando chance de vírus e outras aplicações maliciosas gerarem falhas de segurança. Logo, nada mais importante do que atualizar e garantir, por completo, a segurança do seu WordPress.
No entanto, esse tipo de aplicação desatualizada só é comum em temas e plugins antigos. Caso tenha comprado temas e plugins em lojas profissionais, como a ThemeForest, em que se verifica a criação de cada produto, pode ficar tranquilo que, com certeza, seu tema está com todas as devidas atualizações necessárias.
Quando se deve atualizar o jQuery do seu site WordPress?
Em algumas situações, como por exemplo:
- Site antigo com atualizações bloqueadas pelo desenvolvedor: normalmente sites entregues por web designers possuem um script anti-atualização para que o tema não quebre dependendo de atualizações do WordPress.
- Desenvolvimento de temas, em que não se tem a certeza de que a versão do jQuery é a mais atual.
- Erros gerados por funções Javascript não mais aceitas.
- Teste para ver se o site suporta a versão mais recente.
Em todas as outras situações, supondo que o WordPress está completamente atualizado, se importar com o jQuery não é necessário, uma vez que os próprios desenvolvedores do WordPress a atualizam conforme novas versões são lançadas.
Quais os perigos de atualizar o Jquery no WordPress?
O principal perigo é perder a funcionalidade de algum plugin ou tema. Se estiver com um template antigo instalado, por exemplo, atualizar a versão do JQuery pode fazê-lo parar de funcionar, porque uma função anterior (não continuada) é requisitada para execução do código.
Felizmente, podemos fazer um backup antes de atualizarmos, para garantir que o site funcione como deveria. Entraremos mais nesse tópico logo abaixo:
Faça backup do seu site
Já explicamos diversas maneiras de fazer uma cópia de segurança do seu site, sugerimos a leitura dos seguintes tutoriais:
- Como colocar o Backup do WordPress no Google Drive em modo automático.
- Backups no WordPress (Guia completo).
Por favor, pedimos que não ignore esse passo, uma vez que toda a sua instalação pode ser perdida por conta disso. Felizmente, há plugins que recuperam a versão inicial do jQuery quando são desativados, fazendo com que não haja a necessidade de backup.
Ainda assim, recomendamos uma cópia de segurança recente. Ela pode ser de extrema relevância caso aconteça erros futuros com a sua instalação.
Como atualizar o JQuery no WordPress
Verifique a versão do seu JQuery
Para verificar a versão do JQuery do seu WordPress, clique com o botão direito em qualquer canto da página do seu site e vá em “inspecionar elemento” ou apenas “inspecionar”, dependendo do navegador ou teclando o atalho F12.
Será aberto o Inspecionar Elemento do seu navegador.
Na aba console digite “jQuery.fn.jquery” e será mostrada a versão do seu jQuery.
Se aparecer uma versão acima da 3.5.1. pode ficar tranquilo que a versão do jQuery não está desatualizada ao ponto de precisar se importar com isso no momento. Entretanto, se o número for 1.7 ou menos, a atualização deve ser feita, com toda a certeza.
Uma vez confirmada a versão, podemos partir para atualizá-la. Há diversos métodos possíveis para isso. Portanto, escolha o que for mais simples.
Método 1: atualizar via jQuery Updater
O jQuery Updater é um plugin maravilhoso para atualização do jQuery, porque ele, além de atualizar a sua biblioteca de código javascript, ao desativar o plugin, seu site volta ao estado normal.Logo, ao instalar o plugin, caso algo dê errado, apenas o desative e tudo estará como antes.
Isso acontece porque o plugin não sobrescreve nenhum arquivo, apenas os altera para versões recentes.
Método 2: Controlar a versão do jQuery no site
O plugin Version Control for jQuery possibilita um maior controle da versão disponível no seu site. Através de um select box, todas as versões são disponibilizadas, bem como a versão do jQuery Migrate.
O que é o jQuery Migrate?
De acordo com a página oficial do jQuery Migrate no GitHub, ele é uma ferramenta de desenvolvimento para ajudar a migrar de APIs e recursos que foram ou serão removidos do núcleo jQuery, mas o que isso, de fato, significa?
Significa que ele funciona como um biblioteca auxiliar para “forçar” a compatibilidade de códigos antigos com versões atuais do jQuery. Em um exemplo prático, caso um desenvolvedor quisesse que o mesmo código funcionasse em versões mais recentes, poderia instalar o Migrate e não quebrar nada nas suas páginas.
Entretanto, na teoria, o jQuery Migrate é uma solução temporária. O autor do código deveria reescrevê-lo de forma compatível, mas nem sempre isso acontece.
Plugins que podem te ajudar com o jQuery no WordPress
1. Enable jQuery Migrate Helper
Depois de alguns sites terem atualizado para o WordPress 5.5, o jQuery Migrate não era mais habilitado por padrão. Isso gerou uma centenas de erros de funcionalidade ou comportamentos inesperados em diversos temas e plugins com códigos mais antigos.
O Enable jQuery Migrate Helper ajuda proprietários de site que, por algum motivo, ainda possuem essa versão 5.5 do WordPress.
2. Remove jQuery Migrate
Plugin que remove o jQuery Migrate (também conhecido por jquery-migrate.min.js ou jquery.migrate.js) do front-end do site. Ele é útil para sites e interfaces que não precisam de sua funcionalidade.
3. Gerenciador jQuery para WordPress
Com o gerenciador jQuery para WordPress, como o nome indica, é possível:
- Remover o jQuery Migrate: essencial para temas muito atualizados.
- Atualizar o jQuery (objetivo desse post).
- Selecionar a versão desejada do jQuery.
- Acionar o modo depuração.
Lembrando que a atualização desse plugin já faz algum tempo. Dessa forma, ele serviria mais para ações de desenvolvimento do que para atualizar o jQuery, de fato. Para esse objetivo, sugerimos plugins mais recentes.
4. Force jQuery in Head
O nome do plugin já diz tudo, ele força a execução do jQuery no cabeçalho do seu site. Sua utilidade é para fins bem específicos de desenvolvimento.
Erros encontrados ao atualizar o jQuery no WordPress
Tela branca da morte
A famosa whitescreen of the death no WordPress. Dependendo da parte de execução do tema ou do plugin envolvido, atualizar o jQuery para uma nova versão pode causar o problema. Felizmente, a correção dele tende a ser a recuperação de um backup ou desinstalação do plugin que o atualizou.
Mensagens de erro
Algumas mensagens de erro podem surgir nas páginas do seu site após a atualização, principalmente vinculadas ao modo debug do PHP.
Quebra do tema
Provavelmente o principal erro que acontece ao atualizar o jQuery no WordPress. Como ele é impossível de ignorar, tende a ser corrigido rapidamente com a desativação do plugin escolhido ou com cópia de segurança.
Atualizei o jQuery no WordPress! E agora?
Depois de ter dado esse passo na segurança da sua instalação WordPress, está na hora de investir nos próximos passos. Para isso, leia os próximos artigos descritos abaixo:
- Segurança no WordPress: 20 atitudes para proteger o seu site contra qualquer tipo de ataque.
- WordPress Hackeado: 7 sinais de que a sua instalação foi invadida (e você talvez nem saiba).
- Como desabilitar o clique direito do mouse no WordPress e proteger seu conteúdo de cópias não autorizadas.
- Conheça agora a estrutura de arquivos do WordPress (e saiba como ele funciona por dentro).
Conclusão: como atualizar o jQuery no WordPress
No artigo de hoje vimos como atualizar a famosa biblioteca Javascript, jQuery, na sua instalação do WordPress. Essa atualização é mais do que necessária para garantir que tudo esteja de acordo com a segurança do seu site.
Caso tenha tido alguma dúvida, fale com a gente nos comentários, o quanto antes responderemos.
Obrigado por ter lido até o final. Lembre-se de dar o feedback de que a atualização do jQuery foi bem sucedida. É essencial sabermos que o conteúdo funcionou, de acordo com as suas necessidades.