O Advanced Custom Fields, também conhecido como ACF é mais uma daquelas maravilhas que o WordPress disponibiliza para a gente. Esse plugin sensacional consegue turbinar ainda mais as funcionalidades que o famoso CMS já oferece.
O plugin permite criar campos personalizados em praticamente qualquer lugar do seu site ou blog, fazendo com que o seu projeto ganhe mais personalidade e originalidade.
Se você ainda não conhece ou não sabe das maravilhas dessa ferramenta, então acompanhe esse post onde revisamos os principais pontos do Advanced Custom Fields. Acompanhe!
O que é o Advanced Custom Fields?
O ACF é um plugin WordPress desenvolvido por Elliot Condon e já ultrapassou a casa do 1 milhão de downloads até o momento. Todo esse sucesso se deve à facilidade que o plugin oferece aos desenvolvedores.
O Advanced Custom Fields é capaz de criar campos personalizados em qualquer tela do WordPress de forma rápida e simples.
Para que serve o ACF?
Sabe quando você acha que está faltando algum campo de informação para deixar o seu post mais atrativo ou melhorar a interação das páginas com algum campo que o WordPress não disponibiliza?
Sendo assim, saiba que é para exatamente isso que serve o Advanced Custom Fields: um excelente coletor de dados personalizados que funciona em praticamente todos os navegadores.
Com esse plugin você não só cria simples campos extras, mas também consegue elevar o nível de funcionalidade dos seus projetos web, sejam eles sites, blogs, lojas virtuais ou portais de informações.
O que são campos personalizados no WordPress
Custom fields nada mais são do que campos extras e personalizados que podem ser inseridos em diferentes locais dentro de um site WodPress.
Nativamente o CMS já conta com essa ferramenta, porém, o plugin ACF consegue potencializar ainda mais essa funcionalidade. Com isso, é possível criar sistemas mais dinâmicos e com alto nível de personalização.
Como funcionam os campos personalizados do Advaced Custom Fields
Primeiramente, os campos personalizados do ACF funcionam por meio de grupos, onde cada campo desse grupo será relacionado com o atributo escolhido.
Por exemplo, se você criou um Grupo “Esportes”, nele é possível escolher os diferentes campos que serão apresentados no mesmo como:
- Futebol
- Vôlei
- Basquete
- Karatê
- Ciclismo
Depois de criar os Grupos e Campos, é possível escolher em quais locais do WordPress esses campos personalizados irão ser mostrados. Esses locais podem ser, por exemplo:
- Tipo de post
- Categoria
- Página
- Tipo de Página
Também é possível escolher a ordem e onde exatamente os campos personalizados irão aparecer como abaixo do editor, no topo ou nas laterais.
Tipos de Campos que podem ser criados com ACF
O Advanced Custom Fields possui cerca de 30 campos personalizados que podem ser incluídos em seu site WordPress. A seguir vamos saber um pouco mais sobre os principais.
Texto: Campo personalizado para inserir texto curto de uma linha apenas como por exemplo, um subtítulo.
Área de texto: Um campo de texto com mais linhas que pode ser ampliado conforme necessidade, como por exemplo, um bloco de texto.
E-mail: Insere um campo de e-mail em algum local específico do post
Imagem: Permite inserir um campo de imagem em uma página ou post
Wysiwg editor: Esse campo personalizado cria um editor de texto mais avançado com opções de customização textual como negrito, itálico, adição de link, etc.
oEmbed: Esse campo serve para incorporar códigos de vídeos em páginas e posts
Checkbox: Esse campo insere opções de múltipla escolha como a forma “SIM ou NÃO”, escolha única ou várias opções como uma listagem expandida.
Botão de radio: Um campo de escolha onde apenas uma opção pode ser marcada.
Verdadeiro/Falso: Insere um campo com as opções de Verdadeiro ou Falso. Ótimo para criar questionários e sondagens.
Google Map: Permite inserir um campo de Mapa do Google em páginas e posts
Relação: Esse campo serve para relacionar postagens e links. É muito usado em blogs para relacionar categorias e assuntos de conteúdos diversos.
Seletor de Cor: Esse campo é indicado para disponibilizar opções de cores. Muito utilizado em e-commerce para definir cores de produtos, por exemplo.
Estes foram alguns dos campos personalizados que o ACF oferece. Lembre-se que o plugin oferece 30 opções que podem ser usadas para diversidades finalidades.
Extensões para o Advanced Custom Fields
Além dessas opções, o plugin também possui diversas extensões que podem ser instaladas no próprio WordPress. Algumas são pagas e outras gratuitas.
Essas extensões conseguem potencializar ainda mais o plugin, trazendo campos como: galeria de imagens e editor de coluna.
Como posso tirar proveito do ACF em meu site ou blog
É possível aplicar inúmeras configurações em seu blog com o ACF, mas o maior benefício é o seu poder de personalizar desde posts até um site inteiro.
Fácil instalação
Assim como todos os outros plugins do WordPress, o ACF é muito simples e fácil de ser instalado. Basta apenas baixá-lo diretamente do diretório do próprio CMS.
Embora seja possível exportar grupos de campos do tipo .json e PHP, o ACF não exige nenhum tipo de configuração avançada ou delongada.
Personalização do seu tema
Você pode pegar qualquer tema do WordPress e deixa-lo com a sua cara! Com os campos personalizados, o seu tema ganha muito em performance e personalização.
Dependendo das suas necessidades, é possível até mesmo criar funcionalidades que só existem em templates pagos. Mas lógico, quanto mais entendimento de programação, mais liberdade você terá para desenvolver funcionalidades específicas.
Upgrade de projetos
O plugin ACF é extremamente dinâmico e personalizável, por isso, é possível elevar a qualidade dos projetos de sites e blogs graças ao seu poder de customização.
Exemplos de utilização do Advanced Custom Fields
Por mais que tudo pareça simples e sensacional, é muito comum não haver a compreensão prática sobre o plugin ACF. Afinal, para que raios eu usaria o Advanced Custom Fields em meu blog ou site.
Bem, logo abaixo vamos explicar a aplicação real dessa ferramenta e como ela pode ser muito útil em seus projetos web.
1. Criar tipos de posts
Suponhamos que você tenha uma equipe de redatores e jornalistas que frequentemente publicam no blog de uma empresa de Moda. Essa empresa possui diferentes públicos e por isso, o seu conteúdo é bastante diversificado.
Pois bem, para controlar o fluxo de postagens e definir um estilo de postagem que cada profissional irá postar, é possível criar campos personalizados para os posts.
Logo, a jornalista que fala sobre sapatos terá um padrão de post que contém:
- País
- Cidade
- Marca do sapato
- Imagem
- Vídeo
Já para o redator de estilos masculinos, a abordagem dos conteúdos será mais comercial, portanto, os campos podem ser:
- País
- Ano
- Composição do look
- Imagem
- Valor
2. Atributos e características de produtos
O ACF pode se muito útil em projetos de e-commerce onde é possível criar uma infinidade de características para produtos.
Você pode criar campos que informam tamanhos, cores, indicação de idade, utilização, modelos e outros atributos dos produtos.
Um exemplo prático seria: uma loja virtual que vende calçados masculinos pode criar campos e atributos de produtos dessa forma:
Grupo Calçados Masculinos
- Campo 1 – cor
- Campo 2- tamanho
- Campo 3- marca
- Campo 4- ideal para idades
- Campo 5- ideal para eventos
3. Melhorar a interface de publicações
Criar bons conteúdos não é mais suficiente para destacar o seu site em um universo repleto de sites e blogs que brotam na web todos os dias.
Sendo assim, além do conteúdo de qualidade você pode criar padrões de publicações que se diferem de outros projetos web. Entretanto, melhorar a interface dos seus posts com campos personalizados pode ser uma alternativa extremamente interessante.
Um exemplo disso é criar campos com galerias de imagens personalizadas, campos de escolhas sobre algum assunto ou interatividade com os usuários diretamente nos posts.
Conclusão
O plugin Advanced Custom Fields é muito poderoso ao mesmo tempo que se mostra simples e prático. Por isso, quando você sentir a necessidade de personalizar o seu WordPress com campos extras, lembre-se do ACF. Essa ferramenta certamente será a sua primeira escolha quando as opções da plataforma já não forem mais suficientes.