HostGator Promoção (728x60)

Como Instalar Plugins no WordPress

instalar plugins wordpress

Uma das principais características do WordPress é sua versatilidade. É possível adicionar diversas funcionalidades e até mesmo transformar o site em um loja virtual ou fórum através da instalação de plugins. Neste artigo mostrarei como instalar plugins no WordPress de várias formas diferentes e tirarei as principais dúvidas sobre o assunto.

Sobre o WordPress.com

Se você criou seu site ou blog através do serviço oferecido pelo wordpress.com, saiba que ele possuí muitas limitações. Não é possível instalar plugins ou temas nele. Essas limitações ocorrem somente com quem usa os serviços do wordpress.com. Caso use o wordpress.org (não confundir com wordpress.com), ou seja, caso tenha instalado o WordPress numa hospedagem de sites poderá instalar plugins e temas normalmente.

Instalando um plugin via Repositório Oficial

Caso o plugin que você deseja instalar encontra-se no repositório oficial de plugins do WordPress, a instalação pode ser feita através do painel de administração do WordPress. O processo de instalação é bem simples e rápido, basta efetuar os seguintes passos:

  1. Faça login e acesse administração do WordPress.
  2. No menu lateral, clique em “Plugins” e depois em “Adicionar Novo”.instalar plugin no wordpress
  3. Informe o nome do plugin no campo “Pesquisar plugins” e aperte enter.
    pesquisando por plugin
  4. Nos resultados de busca, clique no botão  “Instalar Agora” exibido ao lado do nome do plugin que você deseja instalar.
    instalando plugin
  5. Se a instalação ocorrer sem problemas, você verá uma página conforme a imagem a seguir.
    plugin instalado com sucesso

Instalando um plugin via FTP

Também é possível instalar o plugin usando um cliente FTP. Esse método normalmente é usado quando ocorre erros na instalação via administração do WordPress ou quando se trata de um plugin pago, que necessita ser instalado manualmente através de arquivo ZIP.

  1. Extraia todos os arquivos ZIP do plugin
  2. Abra o programa de cliente FTP
  3. Informe as credencias para acesso ao FTP
  4. Vá até a pasta onde o WordPress está instalado (provavelmente www ou public_html)
  5. Acesse a pasta “wp-content” e depois “plugins”
  6. Arraste a pasta do plugin extraída no primeiro passo para dentro da pasta “plugins”
  7. Para ativar o plugin vá até o Admin do WordPress, clique em “Plugins”
  8. Procure pelo nome do plugin na lista exibida e clique em “Ativar”.

Instalando um plugin via Gerenciador de arquivo

Caso sua hospedagem de sites não ofereça FTP ou você prefira este método, é possível usar o Gerenciador de Arquivos da hospedagem de sites para instalar o plugin. Esse processo pode variar bastante de acordo com a empresa de hospedagem, no passo a passo abaixo mostrarei o exemplo de uma hospedagem que utilizada cPanel (mais comum).

  1. Acesse o cPanel de sua hospedagem de sites.
  2. Clique em “Gerenciador de Arquivos” em arquivos.
  3. Usando o Gerenciador de Arquivos, navegue até a pasta onde o WordPress está instalado (normalmente public_html ou www).
  4. Acesse a pasta “wp-content” e depois “plugins”.
  5. No menu de opções do Gerenciador de Arquivo, clique em “Carregar” ou “Fazer Upload”, selecione o arquivo ZIP do Plugin e clique em “Escolher Arquivo”. O Upload deverá ocorrer depois que o arquivo for selecionado.
    carregar plugin via gerenciador de arquivos
  6. Ainda na pasta "plugins", localize o arquivo ZIP do plugin. Clique com o botão direito sobre ele e depois em "Extract".
    extrair plugin do wordpress

Perguntas Frequentes

Porque a opção “Plugins” não é exibida no painel do WordPress?

Caso você esteja usando o serviço do WordPress.com não é possível instalar plugins. Outro motivo para essa opção não ser exibida é usuário usado por você não ser “administrador”. É preciso um usuário com privilégios de administrador para fazer a instalação de plugins e temas.

Solicitação de Usuário e Senha para Upload

Em alguns casos o usuário e senha do FTP são solicitados ao fazer o upload. Isso ocorre devido a configuração de permissões. Caso desconheça os dados do FTP poderá solicitar os mesmos junto a sua empresa de hospedagem.

Deixe um comentário

(required)
(required)